Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa adere ao Pacto Nacional pelos Direitos das Mulheres Procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cristina Silvestri, assinou um protocolo de intenções durante o III Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, em Brasília.

12/12/2022 14h08 | por Assessoria parlamentar
Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná adere ao Pacto Nacional pelos Direitos das Mulheres

Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná adere ao Pacto Nacional pelos Direitos das MulheresCréditos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná adere ao Pacto Nacional pelos Direitos das Mulheres

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), procuradora especial da mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, assinou um protocolo de intenções para a celebração do Pacto Nacional pelos Direitos das Mulheres. O compromisso foi firmado na última quarta-feira (7), durante o III Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, em Brasília. 

O documento tem como objetivo construir um esforço conjunto entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além da sociedade civil organizada e entidades parceiras, para avançar no alcance efetivo dos direitos femininos. “O Pacto reúne dez áreas que precisam ser trabalhadas para diminuir as desigualdades entre homens e mulheres, especialmente as violências sofridas por mulheres e meninas”, explica a deputada Cristina. 

Os eixos temáticos são: 1) Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica, 2) Economia do cuidado, 3) Acesso ao bem-estar e à saúde, 4) Enfrentamento a todas as formas de violência, 5) Participação igualitária nos espaços de poder e decisão, 6) Acesso democrático à cultura, ao esporte, ao lazer e à comunicação, 7) Planejamento urbano, 8) Inclusão e segurança digital, 9) Meio ambiente e desenvolvimento sustentável, e 10) Educação para a igualdade. 

O Encontro Nacional de Procuradorias, organizado pela Câmara dos Deputados, teve a presença da deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL), procuradora da Mulher na Câmara Federal; da procuradora-adjunta, Maria Rosas (Republicanos/SP), que deverá assumir como procuradora no início da próxima legislatura, e de 15 procuradoras de Assembleias Legislativas. 

Paraná é modelo de boas práticas

Na quinta-feira (8), dia seguinte ao Encontro, foi realizado, também em Brasília, o seminário ‘Mulheres nas eleições 2022: indicadores, participação e violência política’. Durante o evento, a criação da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa do Paraná foi citada como modelo de boas práticas.

O seminário foi promovido pela Secretaria da Mulher e pelo Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal. O protagonismo das parlamentares eleitas esteve entre as pautas da atividade. 

“A Bancada Feminina é uma conquista histórica para as paraenses. É um orgulho ver o resultado do nosso trabalho reconhecido dessa forma”, comentou Cristina Silvestri.

O projeto de resolução 5/2022, que altera os artigos do Regimento Interno da Casa e cria a Bancada Feminina no Legislativo Paranaense, foi aprovado no último mês de agosto e passará a valer na legislatura que inicia em fevereiro de 2023. A mudança garante a participação das mulheres na composição da Mesa Diretora, além da criação de uma bancada composta por todas as parlamentares.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação