Procuradoria da Mulher promove debate sobre saúde e oficina de defesa pessoal Encontro acontece na quarta-feira (6) no Plenarinho e contará com palestras de especialistas; antes, na terça-feira (5), o “Ônibus Lilás” vai oferecer orientações gratuitas em frente à Alep.

01/11/2019 15h53 | por Nádia Fontana
Deputada Cristina Silvestri (PPS), procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Deputada Cristina Silvestri (PPS), procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputada Cristina Silvestri (PPS), procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Divulgar informações relacionadas a garantias de direitos das mulheres, bem como, iniciativas que promovam sua emancipação e a superação da violência doméstica e sexual. Esses são objetivos do encontro “Você não está sozinha – seminário sobre o fortalecimento da saúde mental e física da mulher”, que acontece na quarta-feira (6), a partir das 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Poder Legislativo, contará com uma oficina especial sobre técnicas de defesa pessoal.

Na avaliação da deputada Cristina Silvestri (PPS), procuradora da Mulher da Alep, seminários e debates são fundamentais para a conscientização de toda a sociedade em relação a discriminação enfrentada ainda hoje pelas mulheres, que lutam para conquistar a cidadania plena. “Estamos lutando por uma causa que é de todos e tem como propósito assegurar os direitos, a saúde das mulheres, a equidade de direitos”, disse a parlamentar. Ela defende que a informação é imprescindível para prevenção e também para que as mulheres possam sair do ciclo de violência.

Violência – Segundo a procuradora da Mulher, essa transformação exige uma mudança cultural profunda e, por isso, estão sendo discutidos hoje no Parlamento ações e projetos que vão contribuir para a formação dos jovens e também a recuperação do homem violento, do abusador: “As pesquisas mostram que muitos homens batem em mulheres porque foram criados num ambiente violento, onde isso, infelizmente, era fato do cotidiano familiar”. 

Conforme o Governo do Estado, o número de registros de violência doméstica no Paraná tem aumentado. De janeiro a junho deste ano foram 26.228 ocorrências, contra 21.048 no primeiro semestre do ano passado. O aumento foi de 24,6% (ou 5.180 registros a mais). São ocorrências de diversas naturezas, desde agressão verbal até lesão corporal, sempre dentro do ambiente doméstico.

Programação – O seminário “Você não está sozinha” vai iniciar com uma palestra proferida pela pedagoga e sexóloga Sabrina Matos sobre a violência doméstica e como superar os traumas. Na sequência, a advogada Raquel Mannrich abordará temas relacionados aos direitos das mulheres. No encerramento do encontro acontecerá uma oficina sobre técnicas de defesa pessoal ministrada pelo professor Chrystian Marcelo Rodrigues.

Ônibus Lilás – Além do seminário, na próxima semana, na terça-feira (5), em frente a Assembleia Legislativa do Paraná, ocorre mais uma ação organizada pela Procuradoria da Mulher: o “Ônibus Lilás”, que conta com profissionais que oferecem orientações, esclarecem dúvidas e prestam até atendimento individualizado as mulheres sobre seus direitos, vai permanecer no local entre às 13h e às 17h.

A equipe da Casa da Mulher Brasileira fará a distribuição de material informativo sobre a violação de direitos das mulheres, os tipos de violência e os serviços que a rede de proteção oferece a mulher em situação de risco.

O “Ônibus Lilás” dissemina informação e presta atendimento a mulheres em situação de violência – seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, faz o acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços. O atendimento é gratuito, basta ir ao local.

Kits de higiene – Também na terça-feira (5), às 11h, no Espaço Cultural da Alep, a Procuradoria Especial da Mulher faz a entrega para a Associação das Amigas da Mama (AAMA) dos kits de higiene arrecadados durante a campanha “Bolsas do Bem”, alusiva ao “Outubro Rosa”. Quase cinco mil pessoas, entre assistidas, voluntários e familiares, foram atendidas no ano passado pela associação. “Elas (as Amigas da Mama) estão sempre de braços abertos para receber as mulheres em um momento de muita fragilidade. Esta também é uma das missões da Procuradoria da Mulher, que vem lutando para assegurar a defesa dos direitos das mulheres. É apenas um pequeno gesto, mas com grande significado”, afirmou a deputada Cristina Silvestri.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação