Projeto Assembleia Itinerante vai ouvir população no interior do estado

27/03/2023 19h31 | por Cláudia Ribeiro
Podcast O objetivo é aproximar cada vez mais os parlamentares da população, recebendo propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões paranaenses.

O objetivo é aproximar cada vez mais os parlamentares da população, recebendo propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões paranaenses.Créditos: Arte: Deryk Zacharias

Texto de Thiago Alonso

A Assembleia Legislativa do Paraná vai rodar os principais municípios do interior do Estado. Anunciado oficialmente nesta segunda-feira (27) pela Mesa Executiva, o projeto Assembleia Itinerante vai levar o trabalho do Legislativo para os grandes eventos populares do Paraná. O objetivo é aproximar cada vez mais os parlamentares da população, recebendo propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões paranaenses. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo, como a realização de concurso público, também anunciado nesta segunda-feira. As exposições agropecuárias de Londrina, em abril, e Maringá, em maio, serão as primeiras a receberem a proposta.

A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando assim um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos materiais informativos sobre as atividades legislativas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), explicou que o projeto vai servir para a aproximação entre a Assembleia e a população e o setor produtivo.

(Sonora)

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a importância de se aproximar o trabalho dos deputados das demandas da população. “

(Sonora)

A segunda secretária do Legislativo, deputada Maria Victoria (PP), reforçou que a ideia é aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da população.

(Sonora)

Além do atendimento presencial no interior do Estado, ouvindo diferentes segmentos e recolhendo sugestões, a Assembleia também fará a entrega títulos de menção honrosa do Poder Legislativo a pessoas de destaque na região. O objetivo é valorizar a atuação daqueles que trabalham em prol da comunidade.

A primeira parada da Assembleia é na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina, que ocorre entre os dias 6 e 16 de abril. A Assembleia Legislativa recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril. No dia 13, ao Poder Legislativo realiza um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população. O objetivo é ouvir a sociedade organizada, receber as demandas da região e dar as respostas em formas de leis ou ações junto ao governo estadual e outros órgãos.

Em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12, às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.