Projeto Geração Atitude inicia atividades e gravações da primeira etapa da Gincana da Cidadania Objetivo da Gincana que teve início em Curitiba é estimular o exercício da cidadania entre alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

23/11/2015 18h00 | por Rossano Ribas

Créditos: Dalie Felberg/Alep

Começou nesta segunda-feira (23) no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, localizado no bairro Boqueirão, a gravação da primeira etapa do programa “Gincana da Cidadania”. O programa faz parte do projeto “Geração Atitude” e tem como objetivo principal estimular o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

O programa televisivo da TV Assembleia será gravado em cem escolas estaduais de Curitiba e outras 31 cidades do estado. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e a conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania. O programa será dividido em três blocos e terá como base uma competição cultural entre escolas, com perguntas, respostas e desafios. Para cada programa serão convidados para os debates antes da gincana, alunos, professores, promotores de Justiça e autoridades públicas locais e estaduais. A Gincana da Cidadania passará, ainda em 2015, nesta primeira fase, pelo município de Fazenda Rio Grande, Colombo, Paranaguá, Ponta Grossa, Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Ivaiporã, Campo Mourão, Goioerê e Assis Chateaubriand.

O promotor de Justiça e um dos idealizadores do projeto, Eduardo Cambi, disse que essa etapa é uma boa oportunidade de avaliar se os alunos tiveram boas aulas e interesse pelo Guia do Cidadão. “É uma forma lúdica de envolver as escolas permitindo que sistemas e conceitos que não são fáceis de aprender, possam ser debatidos e discutidos de forma descontraída e instrutiva. Essa fórmula permite que através de brincadeiras e se vendo na televisão, eles possam se interessar ainda mais por política, democracia, cidadania, direitos e deveres e por consequência, buscando melhorar a sua escola e a sua cidade”.

O aluno do segundo ano do Ensino Médio, João Paulo Gomes, achou a iniciativa da gincana da cidadania muito legal. “Muitas pessoas chegam ao Ensino Médio sem saber quase nada sobre política. Estudar o Guia do Cidadão possibilita a gente explorar e saber os detalhes dos poderes”. “Eu gosto da área de Direito e o que mais chamou a minha atenção e despertou a minha curiosidade foram os conteúdos sobre as atribuições e o papel de um juiz e do júri”.

Segundo o vereador Pedro Paulo (PT), é fundamental ter iniciativas que envolvam alunos e professores num debate pela coletividade e pela política. “Precisamos incentivar atitudes e movimentos que visam construir a cidadania. Conhecer todos os poderes e a área de atuação de cada um deles é muito importante. Estamos discutindo na Câmara Municipal a possibilidade de criar a Câmara Mirim, e esse projeto passando pela votação, fecha o rol de instituições e órgãos que os alunos devem conhecer e que representam as vontades populares”, concluiu o vereador.

Para a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT), o projeto é um trabalho maravilhoso, hercúleo e que deve ser feito com muito afinco. “O projeto não pode ser intermitente, ou seja, tem que ser um projeto constante de conscientização. Eu acho isso fundamental, não só para jovens e adolescentes, mas para toda a sociedade de maneira geral”.

Gincana – A gincana envolverá alunos do Ensino Médio de 100 escolas estaduais de 32 municípios paranaenses, envolvendo cerca de 2.400 estudantes. Os encontros serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia em formato de programas televisivos com 45 minutos de duração. Os temas versarão sobre a política paranaense e assuntos relacionados ao Guia do Cidadão, material editado pelo Ministério Público do Paraná, impresso pela Assembleia Legislativa e distribuído pela Secretaria de Estado da Educação a todas as escolas participantes do projeto Geração Atitude. As gincanas serão realizadas em etapas municipais únicas, nas cidades-sede regionais.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), Assessoria Especial da Juventude, Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Ouça o Podcast relacionado