Projeto que garante doulas nas maternidades é aprovado com melhorias no texto

25/04/2022 18h05 | por Trajano Budola
Podcast Proposta que garante presença de doulas nas maternidades avança na Assembleia.

Proposta que garante presença de doulas nas maternidades avança na Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Proposta que garante presença de doulas nas maternidades avança na Assembleia.

O projeto de lei da deputada Mabel Canto (PSDB) que garante mais tranquilidade às mães no momento de partos dos filhos foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná em segunda discussão nesta segunda-feira (25).

A proposta que também é assinada pelos deputados Gilson de Souza (PL), Goura (PDT) e pela deputada Cristina Silvestri (PSDB), dá as gestantes a possibilidade de escolher pela presença de doulas durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto.

O projeto obriga que hospitais e maternidades das redes pública e privada permitam a presença das profissionais, além de acompanhantes. A proposta recebeu duas emendas que geram ainda mais segurança às mulheres. A deputada Mabel canto explicou as mudanças aprovadas.

SONORA MABEL CANTO

Ainda durante a sessão plenária, a bioquímica e professora da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, Carolina Panis, foi homenageada por sua pesquisa relacionando o uso de agrotóxico com o câncer de mama em mulheres que trabalham no campo.

O estudo foi realizado no Sudoeste do Paraná, região que mais consome agrotóxico e berço da agricultura familiar no estado. Carolina Panis explicou a gravidade do problema que dá às agricultoras chances muito maiores de desenvolver doenças do que as que vivem nas cidades.

SONORA CAROLINA PANIS

O convite à professor foi do deputado Goura, que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa. Segundo ele, o tema deve ser constantemente debatido.

SONORA GOURA

Também foi homenageado um trabalhador do transporte coletivo curitibano que teve uma atitude nobre de ajuda a uma pessoa necessitada. O motorista Alesso Lacerda de Assis, por mais de uma vez, bloqueou o transito de uma rua na capital para que uma passageira deficiente física atravessasse a via.

A imagem da atitude viralizou e Alesso foi reconhecido pela Assembleia Legislativa. Ele explicou o que significa prestar o auxílio a uma pessoa que precisa.

SONORA ALESSO

A deputada Maria Victoria (PP) foi quem propôs a homenagem ao motorista. De acordo com ela, a atitude é inspiradora.

SONORA MARIA VICTORIA

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação