Projeto que proíbe Linguagem Neutra no Paraná começa a ser debatido na Comissão de Educação da Assembleia Pedido de vista adiou a votação. Proposta volta a ser debatida na próxima semana.

13/07/2022 11h24 | por Diretoria de Comunicação com assessoria
Projeto que proíbe Linguagem Neutra no Paraná começa a ser debatido na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Projeto que proíbe Linguagem Neutra no Paraná começa a ser debatido na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.Créditos: Freepik

Projeto que proíbe Linguagem Neutra no Paraná começa a ser debatido na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

O projeto de lei 663/2020 que visa proibir o uso da linguagem neutra pela administração estadual começou a ser discutido, na manhã desta quarta-feira (13), na reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná. O PL obteve parecer favorável do relator, mas recebeu um pedido de vista e teve a votação adiada. Para o relator, a linguagem de gênero não está disposta na nossa gramática oficial e, portanto, não deve ser utilizada.

O projeto de lei proíbe a utilização da neutralidade de gênero nas instituições de ensino mantidas pelo Estado do Paraná, em bancas examinadoras de concursos e seleções realizadas ou contratadas pelo poder estadual, na publicidade institucional, informativos, circulares, e-mails, memorandos, documentos oficiais, currículos escolares, editais, provas e exames.

A proposta volta a ser analisada novamente pela Comissão de Educação na próxima quarta-feira (20).

A linguagem neutra se caracteriza pela utilização de outras vogais, consoantes e símbolos que não identifiquem o gênero masculino ou feminino, gerando alterações ortográficas nas palavras.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação