Projetos elaborados por alunos da rede pública serão apresentados na Assembleia na sessão desta segunda-feira (16) Projetos são uma etapa do projeto“Geração Atitude”, que é uma parceria entre a Assembleia, o MP-PR, o TJ e a Secretaria de Estado da Educação.

12/11/2015 09h30 | por Rossano Ribas

Créditos: Vinícius Leme

Alunos e professores de escolas públicas estaduais vão entregar nesta segunda-feira (16) ao presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), durante a sessão plenária, 32 projetos de lei elaborados pelos próprios estudantes. A elaboração dos projetos é uma das etapas do “Geração Atitude”, programa ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, numa parceria entre Assembleia Legislativa, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado da Educação. O "Geração Atitude" tem também o apoio da Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ), do Governo do Estado.

O projeto tem como objetivo principal orientar os estudantes sobre as funções dos poderes e apoiar a formação cidadã, estimulando a participação dos jovens no processo político e social. Entre os meses de setembro e outubro foi realizado em todo o Paraná o concurso “Caravana da Cidadania”, que faz parte do projeto Geração Atitude, onde os 32 melhores “Projetos de Lei” elaborados por estudantes da Rede Pública de Ensino, foram selecionados pela Secretaria Estadual de Educação.

Os ganhadores receberam como prêmio uma viagem a Curitiba entre os dias 15 e 17 de novembro. Cada um dos 32 alunos virá acompanhado de um professor orientador, formando um grupo de 64 pessoas. Durante a visita a Curitiba, que começa neste domingo, o grupo conhecerá o funcionamento do Ministério Público do Paraná e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na segunda-feira (16) à tarde, os alunos e professores serão recebidos na Assembleia Legislativa, onde participam da Sessão Plenária para a entrega dos projetos de lei ao presidente da Casa, deputado Ademar Traiano.  “Essa nossa parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Governo do Estado é fundamental para possibilitar que os estudantes não só discutam ideias para melhorar o nosso Estado, mas para que conheçam de perto e interajam com os representantes dos órgãos públicos”, disse Traiano.

Na Assembleia, o grupo vai assistir palestras sobre a elaboração de projetos de lei e os temas abordados no Guia do Cidadão – publicação didática que traz orientações sobre as prerrogativas de cada Poder. Depois de uma visita guiada pela Assembleia, os alunos e professores serão recepcionados à noite no Plenarinho, onde participam da gravação do programa “Geração Atitude”, com a participação de artistas paranaenses, deputados e representantes dos MP, TJ e Governo.

Geração Atitude O projeto é dividido em três ações principais: Geração na Escola, Caravana da Cidadania e Gincana da Cidadania. O Geração Atitude é desenvolvido em 160 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação. O projeto permite a participação de todas as escolas interessadas. Todas as ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público, dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. A intenção é que os estudantes, compreendendo melhor esses assuntos, possam tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e o país.

Geração Escola No “Geração na Escola” as atividades são realizadas por promotores de Justiça em parceria com equipes pedagógicas das escolas e vão desde palestras, encontros com a comunidade até concursos culturais. Os professores apresentam o conteúdo do Guia do Cidadão aos alunos e os promotores realizam intervenções presenciais nas escolas.

Caravana da Cidadania – A “Caravana da Cidadania” é a realização de um Concurso para destacar as 32 melhores ideias apresentadas por estudantes e professores da Rede Pública de Ensino, em forma de Projeto de Lei. Os autores dos melhores projetos, selecionados pela SEED, receberão como prêmio uma viagem a Curitiba em novembro.

Gincana da Cidadania – A última etapa do projeto é a “Gincana da Cidadania”, que consiste na gravação de programas de TV, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais. A gravação dos programas nos municípios começa no próximo dia 23 de novembro e vai percorrer 11 municípios. As outras duas fases do projeto serão realizadas em março e abril de 2016. O programa tem como base uma competição com perguntas, respostas e desafios com o intuito de despertar o interesse dos jovens por temas ligados à cidadania. A dinâmica de cada programa, exibido pela TV Assembleia, envolve perguntas no estilo “responde ou passa”, com desafios, provas e participações musicais de artistas paranaenses. Ao final do encontro, os participantes ganham certificados de participação.

Guia do Cidadão – É uma publicação de 54 páginas que foi desenvolvida como material de apoio, em linguagem direta e acessível, com informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania, funções e formas de acesso ao Ministério Público e a cada um dos Três Poderes. O guia está disponível na versão digital, aberta para consulta pública, reprodução e utilização por todos os interessados. O material foi produzido pelo MP-PR, por meio da coordenação do Movimento Paraná Sem Corrupção, em conjunto com a Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Observatório Social do Brasil (OSB), Controladoria-Geral da União (CGU).

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Ouça o Podcast relacionado