Raffinando o Sete leva Música Popular Brasileira ao Poder Legislativo no projeto "Comunicação & Arte na Alep" Trio curitibano tocou sucessos da MPB para espectadores que acompanhavam a apresentação dos oito andares do edifício Tancredo Neves.

02/10/2019 12h21 | por Trajano Budola
O grupo Raffinando o Sete é o convidado do projeto Comunicação & Arte na Alep.

O grupo Raffinando o Sete é o convidado do projeto Comunicação & Arte na Alep.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

O grupo Raffinando o Sete é o convidado do projeto Comunicação & Arte na Alep.

Com os corredores do edifício Tancredo Neves tomados por espectadores, como em camarotes de um amplo teatro, um trio de paranaenses fez ecoar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) os tons da Música Popular Brasileira em mais uma apresentação da “Comunicação & Arte na Alep”, na manhã desta quarta-feira (2). Os músicos convidados, do Raffinando o Sete, tocaram com guitarra, violão, percussão e voz, temas de Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho e muitas outras que encantaram quem passava pelo prédio onde ficam os gabinetes dos deputados.

“Somos cinco, mas viemos apenas dois com mais um músico convidado”, explicou o violinista e vocal do trio, Lincoln Chaves, mencionando também os companheiros Beto Blues, guitarrista que mantém um trabalho solo, e Danilo Nogueira, percussionista. “É muito bom poder tocar em um prédio público deste porte, com o pé direito tão alto. Foi muito bacana ver as pessoas em todos os andares ouvindo as músicas”, afirmou o curitibano. “Os músicos batalham muito por espaço para tocar, quanto mais oportunidade houver, melhor, mais trabalho e mais divulgação”, elogiou.

Debruçado sobre o parapeito do corredor que dá para o vão central do edifício, o fotógrafo do deputado Requião Filho (MDB), João Carlos Pinheiro, o Tiquinho, não poupou elogios à iniciativa que leva música boa às manhãs do Poder Legislativo. “O que eu posso falar? É música do povo brasileiro, uma forma de que pessoas que não conhecem estes trabalhos apreciem músicos de qualidade. Ainda mais por aliviar a tensão do trabalho. A Assembleia está de parabéns, é um grande passo pela cultura paranaense,”, afirmou o assessor.

A mesma atmosfera foi captada por Yara Paiva, secretária do gabinete do deputado Evandro Araújo (PSC), que disse aguardar ansiosa pelas quartas-feiras para assistir “de camarote” às apresentações. “Para nós é um privilégio estarmos no primeiro andar e acompanhar estes shows bem de perto. Por mim, teria todos os dias, o dia inteiro. É um grande incentivo aos artistas que têm uma boa plateia. Mesmo para quem não acompanha dos corredores e continua trabalhando dentro dos gabinetes, o som harmoniza o ambiente, todo mundo gosta e elogia”, sentenciou.

Em visita à Casa, o vereador Rodrigo Rodrigues, do município de Cambira, aproveitou a ocasião para curtir o trio. Aguardando reunião com o deputado Tiago Amaral (PSB), o legislador disse inspirar-se em sugerir a atividade cultural à sua cidade. “É ótimo mostrar a musicalidade paranaense ao povo, porque a cultura é o que nós temos de melhor. A música traz o convívio entre as pessoas, é algo diferente chegar a um órgão público e assistir a uma apresentação musical. Parabenizo a Assembleia por dar este exemplo para a nossa música. Apoio estas atitudes em Cambira, aliás”, explicou.

Parlamentares de passagem pelo andar térreo também deram seus depoimentos, um deles com especial desenvoltura no samba. “Já fiz Mestrado no Rio de Janeiro, conheci Paulinho da Viola, Martinho da Vila”, contou o deputado Michele Caputo (PSDB), cantarolando Fita Amarela, do sambista Noel Rosa. “Já animou meu dia, acabo de sair de uma reunião. A Assembleia é uma cidade, se somados quem busca os trabalhos dos gabinetes, os colaboradores, assessores e todos os funcionários. Estas atividades culturais, com este viés bem brasileiro, são muito importantes. Estão todos de parabéns”, declarou Caputo.

O projeto “Comunicação e Arte na Alep” é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, comandada pela jornalista Katia Chagas, para proporcionar aos servidores, visitantes e deputados um momento de distanciamento do estresse do dia a dia com a ajuda da cultura e também valorizar os músicos e a música paranaense. As apresentações acontecem às quartas-feiras, às 10h, no café do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes dos deputados. Tudo é registrado pela TV Assembleia e dá origem ao “Programa Comunicação & Arte” que vai ao ar no canal 16, na NET, na Rede Mercosul, canal aberto 21 e também no YouTube.