Relatório da Frente Parlamentar vai trazer modelo de São Paulo para auxiliar retomada de eventos no Paraná

17/08/2021 14h14 | por Assessoria parlamentar
Frente Parlamentar do Coronavírus vai apresentar proposta para realização de eventos-teste para o setor cultural e de eventos.

Frente Parlamentar do Coronavírus vai apresentar proposta para realização de eventos-teste para o setor cultural e de eventos.Créditos: Kassio Pereira

Frente Parlamentar do Coronavírus vai apresentar proposta para realização de eventos-teste para o setor cultural e de eventos.

O coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Michele Caputo (PSDB), vai apresentar na próxima semana o relatório das 20 reuniões realizadas pelo colegiado. O último item do documento trará o resultado da viagem a São Paulo sobre os avanços da vacinação e da realização dos eventos testes no estado paulista.

"Em breve, devemos fazer mais uma sessão para discutir esses eventos-modelo porque o segmento de eventos nas suas mais várias formas, com certeza absoluta, foi e está sendo o mais afetado." disse o deputado na sessão plenária desta segunda-feira (16).

Na capital paulista, Michele Caputo, seu reuniu com as autoridades estaduais: o governador João Doria (PSDB); o chefe do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabardo; o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o coordenador da Frente Parlamentar da Covid da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Bruno Ganem (PODE), e o subsecretário de Competitividade de Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Aranibar.

O paranaense tratou sobre o projeto de realização de eventos-modelo, doses da CoronaVac disponíveis para o Paraná, passaporte sanitário, vacinação de adolescentes e a ButanVac, a primeira vacina 100% nacional.

Eventos - Uma das experiências de São Paulo que pode servir de referência ao Paraná são eventos-modelo. "Esses eventos estabelecem parâmetros, em conjunto com os órgãos de saúde, para definir um protocolo específico para cada tipo de atividade, e assim, acelerar a retomada dos eventos, setor que está paralisado desde o início da pandemia", disse.

"Estão fazendo com quatro segmentos da área de eventos: shows/festivais, esportes - inclusive o futebol, feiras corporativas, e também a área de eventos sociais, como jantares, formaturas, casamentos, batizados, etc. Em comum acordo com as entidades que representam esses setores e a Vigilância Sanitária, foram produzidos protocolos para, através de chamamento público, escolher as empresas e os eventos para aplicar esse evento-modelo", explicou.

De acordo com o deputado, toda a documentação envolvendo os eventos-modelo, desde a legislação até os protocolos de saúde e distanciamento estão disponíveis para avaliação do legislativo e do executivo paranaense. "Estive com o governador Ratinho Júnior, mencionei os eventos-modelo e o governador se interessou. Também fiquei de passar ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, todo esse trabalho, os protocolos, para que a Secretaria de Saúde avalie e veja se é possível aproveitar o material e fazer algo semelhante".

Mais vacinas - Outro resultado produtivo da missão, segundo o deputado, é a disponibilização de doses extras da vacina Coronavac para compra direta pelo governo do Estado, e pelos municípios do Paraná. "As 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde estão próximas de finalizar as entregas e isso abre a possibilidade de venda para Estados e Municípios".

"O governador João Doria colocou à disposição milhões de doses ao Paraná já a partir de setembro, lembrando que o Ceará já assinou o contrato para comprar mais três milhões de doses, o Espírito Santo já negocia contrato de quase um milhão e meio de doses, e o governador do Piauí (Wellington Dias) também já está pedindo 350 mil. Tanto o prefeito Rafael Greca quanto o governador Ratinho Júnior, demostraram interesse".

Além da Coronavac, Michele Caputo informou que a ButanVac já tem 10 milhões de doses produzidas, e que deve estar disponível para compra após a realização dos testes e aprovação da Anvisa, o que deve ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2022. "A ButanVac é a soberania do Brasil, é a não dependência de nenhum outro país, para nenhum outro insumo" disse.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação