Revista do Legislativo lança edição temática nesta terça (31) Coletânea de artigos aborda Políticas Públicas para as Cidades.

31/08/2021 14h57 | por Vanderson Luiz

Lançada a 5ª edição da Revista do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Estará no ar a partir desta terça-feira (31) a edição de número cinco da Revista do Legislativo Paranaense e com a novidade de ser a primeira com foco em apenas um tema: Políticas Públicas para as Cidades. O periódico é uma publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.

“A Revista do Legislativo Paranaense chega à sua quinta edição, estabelecendo mais um marco a ser comemorado e uma nova demonstração da vitalidade e do acerto dos rumos que trilhamos, a partir de 2015, quando assumi a Presidência da Assembleia. Na ocasião decidi promover uma abertura das portas da Assembleia para uma ampla participação da sociedade paranaense. Abrimos um diálogo permanente com a academia, através da Escola do Legislativo e desta revista que se consolida, cada vez mais, com uma periodicidade já invejável e a inquestionável qualidade de seu conteúdo”, avaliou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Para organizar o dossiê, a revista contou com a colaboração e a expertise de três docentes: Alexsandro Pereira, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Lucas Mesquita, professor permanente do programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA); e Ramon Blanco, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNILA, e também professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR.

Sobre o conteúdo desta edição, a coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, revelou que “buscamos estudos focados na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para as cidades, bem como, sobre a formação de redes internacionais de cidades e a transferência e a difusão de políticas públicas com base nas experiências desenvolvidas pelas cidades da América do Sul”.

Os artigos - Ao todo, foram selecionados cinco artigos para a publicação: “Rede de Mercocidades e governança multinível: difusão e transferência de políticas públicas na gestão municipal ao imigrante”, dos autores Leonardo Mercher, Ludmila Culpi, Glaucia Julião Bernardo Correio; “O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos de Marechal Cândido Rondon – uma interpretação teleológica”, com autoria de Celito de Bona, Karine Beatriz Rachow e Marlon Gabriel dos Santos; “Gestão democrática das cidades: das regras ao jogo”, estudo realizado por Antonio Rafael Marchezan Ferreira e Fabíola Castelo de Souza Cordovil; “O exercício da fiscalização parlamentar pela Câmara dos Deputados (55ª legislatura): quais temas foram fiscalizados e qual amplitude aplicada (local ou nacional)”, de Ronaldo Quintanilha da Silva; e “Atuação legislativa no processo de discussão da Lei Orçamentária Anual no Município de Foz do Iguaçu no exercício financeiro de 2019”, pesquisa desenvolvida por Youssef Von Burgath.

A íntegra dos artigos e o currículo dos autores podem ser conferidos na versão eletrônica da revista em http://revista.assembleia.pr.leg.br/index.php/escolalegislativo.