Rossoni propõe à presidente Dilma indicação do juiz Sérgio Moro ao STF

18/11/2014 17h23 | por Assessoria de Comunicação da Presidência, com Sonia Maschke e Jaime S. Martins.

Presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), recebe substitutivo geral da Comissão de Orçamento.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), apresentou nesta terça-feira (18) requerimento em Plenário solicitando à presidente Dilma Rousseff a indicação do juiz federal Sérgio Fernando Moro à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa.
Rossoni informa no requerimento que “a sociedade clama para que a indicação para a Corte Constitucional Federal recaia em cidadão com notório saber jurídico – e nada mais justo do que escolher um servidor de carreira, como é o caso do juiz federal Sérgio Moro, cuja competência técnica é reconhecida internacionalmente”.

O presidente lembrou também que o magistrado já atuou como juiz auxiliar do STF em 2012 e é titular da Vara Federal especializada em lavagem de dinheiro e crime organizado de Curitiba. “Nada melhor do que levar esse ilustre paranaense, que faz um trabalho exemplar para o Brasil, a assumir uma vaga no Supremo por indicação da presidente”, destacou Rossoni. O requerimento foi subscrito por outros 14 deputados.

Lista Tríplice– O nome de Sérgio Moro faz parte de uma lista tríplice elaborada pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e encaminhada à presidente Dilma para definição do nome que irá ocupar a vaga. Na votação realizada pela Ajufe, Moro teve o maior número de votos: 141. Os nomes dos juízes Fausto Martin De Sanctis e Leandro Paulsen completam a lista tríplice.

Ouça o Podcast relacionado