Saiba como funcionam as sessões de cinema adaptadas para pessoas com Autismo e Síndrome de Down

13/09/2019 16h00 | por Bárbara Passos
Fique de olho

Fique de olho Créditos: Arte Lucas Lambertucci

Fique de olho
Ao menos uma vez por mês, os cinemas do Paraná terão de promover uma sessão específica para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Síndrome de Down e seus familiares. A exibição será garantida pelo projeto de lei 166/2019, que foi aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), proposto pelos deputados Delegado Francischini (PSL) e Márcio Pacheco (PDT), e que aguarda a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Para conversar sobre este assunto, o programa Assembleia no Ar recebeu a jornalista e terapeuta Adriana Czelusniak, mãe de um adolescente com Autismo e que trouxe para Curitiba as primeiras sessões adaptadas de cinema, há cerca de 8 anos. “É uma grande conquista! Poder ter um espaço e um momento específicos para eles e para nós, para curtirmos juntos, em todos os cinemas. Muita gente, talvez, não saiba, mas a adaptação deve ter o som mais baixo, algumas luzes acesas e, principalmente, tem de permitir uma interação maior das pessoas com o espectro autista no ambiente”, explicou, durante a entrevista, Adriana.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o programa Assembleia no Ar sobre as sessões especiais de cinema no Paraná que será exibido na próxima segunda-feira (16) após a sessão plenária, que tem início às 14h30, pela TV Assembleia.

O programa - O programa Assembleia no Ar é um bate papo informal com entrevistados que abordam temas da atualidade, comportamento, cultura, dicas de saúde, projetos de educação e os mais variados assuntos. Produzido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) O programa também pode ser assistido no canal do Youtube da TV Assembleia, é só clicar no link e acessar a playlist: https://bit.ly/2HvEOym

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação