Secretário apresenta resultados contábeis do Paraná e fala de estudos para reposição salarial

29/09/2021 12h07 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior apresentou durante audiência pública os resultados contábeis do Paraná referentes ao 2º quadrimestre de 2021.

Secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior apresentou durante audiência pública os resultados contábeis do Paraná referentes ao 2º quadrimestre de 2021.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O secretário Estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior, apresentou os resultados contábeis do Paraná em uma audiência pública na manhã desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Paraná, referentes ao 2º quadrimestre de 2021. Na apresentação, que é prevista em lei e exige essa prestação de contas ao Poder Legislativo a cada quatro meses, apesar de fazer previsões pessimistas para 2022, que, devido a incertezas da economia no país, chamou de “um ano de recessão”, disse que o Governo teve incremento na arrecadação e, com isso, deve fechar 2021 com as contas em dia.

(Sonora)

Significa dizer que os gastos preconizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal com Educação e Saúde, entre outros setores, serão respeitados.  O secretário explicou que, no caso da saúde, por exemplo, já foram executados 11% do orçamento geral. Com a pandemia, segundo ele, houve uma despesa adicional de quase R$ 600 milhões de reais acima do previsto.

A prestação durou duas horas, em média. Além de detalhar receitas, despesas, resultados e limites referentes à contabilidade do Estado, o secretário respondeu aos questionamentos dos deputados.

O líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD) ficou satisfeito com o fato de o secretário afirmar que o Governo está estudando o pagamento de progressões nas carreiras e a reposição salarial do funcionalismo público.

(Sonora)

Líder da Oposição, o deputado Professor lemos (PT) cobrou urgência no encaminhamento de um projeto à Casa, em função das limitações impostas pelo ano eleitoral.