Segue para sanção proposta que autoriza crédito de R$ 250 milhões para duplicação entre Maringá e Iguaraçu Proposta permite que o Governo do Estado contrate o empréstimo para a execução da obra na rodovia PR-317.

14/03/2022 17h37 | por Eduardo Santana

Proposta que permite que o Governo do Estado contrate o empréstimo para duplicação da rodovia PR-317 é aprovada pelos deputados.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em segunda votação na sessão plenária desta segunda-feira (14) a proposta que autoriza o Governo do Estado a contratar um crédito no valor de R$ 250 milhões para a duplicação do trecho da rodovia PR-317 entre os municípios de Maringá e Iguaraçu. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, o projeto de lei 40/2022, assinado pelo Executivo, segue para sanção ou veto do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

De acordo com a matéria, a autorização para o crédito ocorrerá por parte do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) junto a instituições financeiras nacionais, públicas ou privadas, para execução da obra que terá a extensão de 21,8 quilômetros.

O Executivo destaca na justificativa da proposta que a duplicação possui potencial de elevar o patamar do Município de Maringá e região, além de tornar a rodovia mais segura, reduzindo os acidentes de trânsito e valorizando a vida dos usuários.

“A PR-317 é um corredor logístico e turístico muito forte, que atende o nosso agronegócio e faz a ligação com São Paulo. Há muito tempo a rodovia precisava ser modernizada”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior na ocasião de lançamento da obra.

Ainda segundo o Governo do Estado, além das pistas duplicadas, o projeto também prevê a construção de três viadutos, duas passarelas para pedestres, a duplicação de uma ponte e a implantação de cinco quilômetros de vias marginais.

Homenagem

Os parlamentares aprovaram em redação final a proposta que homenageia o ex-deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD), falecido em abril do ano passado. Agora a matéria está apta para ser promulgada pela Mesa Executiva. O projeto de resolução 6/2021, assinado por diversos deputados, denomina de Auditório Legislativo Deputado Delegado Rubens Recalcatti o espaço localizado no terceiro andar do prédio do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. O local é onde ocorre semanalmente as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça e demais Comissões da Casa, além de audiências públicas. O parlamentar de 72 anos foi vítima de parada cardíaca e estava em seu segundo mandato.

Assinam a matérias a deputada Cristina Silvestri (CDN); os deputados Ademar Traiano (PSDB); Luiz Claudio Romanelli (PSB); Gilson de Souza (PSC); Delegado Jacovós (PL); Evandro Araújo (PSC); Homero Marchese (PROS); Hussein Bakri (PSD); Luiz Carlos Martins (PP); Marcio Pacheco (Republicanos); Nelson Justus (DEM); Paulo Litro (PSDB); Tadeu Veneri (PT); Tiago Amaral (PSB); e Tião Medeiros (PTB); e o ex-deputado Delegado Francischini.

Títulos

De autoria dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Tercilio Turino (CDN), o projeto de lei 717/2021, que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná a Carlos Alberto Garcia, foi aprovado em segunda votação. O ex-jogador Carlos Alberto Garcia é um dos maiores ídolos da história do Londrina Esporte Clube. Chegou à cidade na década de 1970 para jogar no Tubarão, emprestado pelo Corinthians. Construiu uma carreira vitoriosa nas três passagens pelo Londrina, quando marcou 89 gols. Nascido em Flórida Paulista (SP), Carlos Alberto Garcia vive no Paraná há mais de 45 anos e atualmente é empresário. Foi presidente do Londrina Esporte Clube, vereador, presidente da Câmara Municipal e comentarista de rádio.

Já o projeto de lei 22/2022, da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Elio Rusch (DEM), que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao diretor-geral da Itaipu Binacional, o almirante Anatalício Risden Júnior, avançou em primeira discussão. Com 65 anos e nascido em Curitiba, Risden Júnior é vice-almirante da Marinha, militar da reserva, com mais de quarenta anos de serviços prestados à Marinha do Brasil.

Em fevereiro de 2019 foi nomeado, pelo Presidente da República, Diretor Financeiro Executivo da Itaipu Binacional. O almirante assumiu a Diretoria Geral da Itaipu Binacional, conforme Decreto da Presidência da República publicado no Diário Oficial da União em 27 de janeiro de 2022.

Utilidade Pública

Passou em redação final o projeto de lei 614/2021, do ex-deputado Ademir Bier (PSD), que declara de Utilidade Pública a Associação Inclusive nas Artes, localizada em Curitiba. Agora a matéria segue para sanção, ou veto, do Executivo. Já o projeto de lei 497/2020, do deputado Coronel Lee (PSL), que concede o mesmo título à Associação Kazuco Akamine, de Campina Grande do Sul, avançou em segunda discussão.

O projeto de lei 696/2021, do deputado Alexandre Curi (PSB), que concede o título de Utilidade Publica à Associação de Proteção Animal 4 Patas de São Mateus do Sul, foi aprovado em primeiro turno.

TJ-PR

Ainda na sessão plenária desta segunda-feira, os deputados aprovaram em primeira discussão o projeto de lei 651/2021, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), alterando o Anexo da Lei Estadual n° 20.329, de 24 de setembro de 2020, que unifica os Quadros de Pessoal do Poder Judiciário.

Ouça o Podcast relacionado