Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é destacada no plenário da Assembleia Vice-presidente da Federação das APAES do Estado do Paraná solicitou atenção às 239 associações que atendem cerca de 40 mil alunos no estado.

21/08/2019 16h32 | por Trajano Budola

Vice-presidente da Federação das APAES do Paraná, Pedro Paulo Bazana, solicitou atenção às 239 associações que atendem cerca de 40 mil alunos no estado durante participação na Alep.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi marcada durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na tarde desta quarta-feira (21), pelo pronunciamento do vice-presidente da Federação das APAES do Estado do Paraná (FEAPAES-PR), Pedro Paulo Bazana. “Estamos trabalhando em uma semana de conscientização e sensibilização de toda a comunidade paranaense pela necessidade da criação de políticas públicas para atender às pessoas com deficiência”, afirmou Bazana, que falou aos parlamentares a convite do deputado Professor Lemos (PT), autor da lei que estadualizou as ações no Paraná (17.343/2012).

“A federação constitui 239 APAES e 17 coirmãs no Paraná nas áreas de educação, assistência social, saúde e defesa dos direitos. Venho pedir atenção especial não apenas à educação, mas a todos os seus ramos. Analisem e criem novas legislações que possam incrementar o que já é feito pelas associações no Paraná”, solicitou Bazana. “É importante que os prefeitos participem. Em muitos municípios as associações não recebem o mínimo, como o transporte público, e precisam organizar eventos e promoções próprias para levantar recursos que são de obrigação dos municípios”, explicou.

Bazana enfatizou ainda que o desafio do envelhecimento das pessoas com deficiência é imediato. “Não temos políticas públicas para defender e dar segurança aos alunos que envelhecem, perdem seus entes e não tem como prosseguir suas vidas. Precisamos criar estas leis, dar apoio às pessoas que tanto precisam”, contou. “Cada vez que clamamos por ajuda nesta Casa de Leis, somos atendidos. Convido a todos os deputados que visitem as APAES de suas cidades e conheçam um pouco mais de suas estruturas. Políticas públicas paranaenses deram amparo e suporte ao trabalho delas”, reafirmou.

Para professor Lemos, o auxílio que as APAES dão às pessoas com deficiência intelectual e múltipla vai muito além do direito à educação. “É o direito à vida plena, desde a primeira infância ao envelhecimento com qualidade de vida. O Estado tem que ser parceiro das entidades que lutam pelos direitos de muita gente. Esta é a semana de alerta às autoridades que todos têm direitos e eles devem ser garantidos no orçamento. Estamos construindo o orçamento do país, dos estados e munícipios brasileiros neste segundo semestre. É um momento oportuno para darmos visibilidade às pessoas que tanto precisam”, ressaltou.