Sessão especial destaca trabalhadores que fazem a diferença no Paraná A homenagem lotou o Plenário da Assembleia Legislativa reunindo lideranças de diversas áreas; ela representa o reconhecimento aos profissionais que fazem o estado avançar.

10/05/2019 11h17 | por Thiago Alonso e Trajano Budola
Homenagem aos trabalhadores lotou o Plenário da Assembleia.

Homenagem aos trabalhadores lotou o Plenário da Assembleia.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

Homenagem aos trabalhadores lotou o Plenário da Assembleia.

Keli Cristian de Carvalho atua na ONG Afirma Pela Vida, de Curitiba, grupo que auxilia e incentiva o empreendedorismo. Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Keli Cristian de Carvalho atua na ONG Afirma Pela Vida, de Curitiba, grupo que auxilia e incentiva o empreendedorismo.

Marins de Oliveira Luz, integrante da Femoclan, atua na área de trabalho comunitário, no município de Almirante Tamandaré. Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Marins de Oliveira Luz, integrante da Femoclan, atua na área de trabalho comunitário, no município de Almirante Tamandaré.

Os representantes da Corregedoria da Polícia Civil do Paraná, Bruna Maria Rocha Almeida Coelho e Edson Luiz dos Santos: excelência nos serviços prestados em prol da população. Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Os representantes da Corregedoria da Polícia Civil do Paraná, Bruna Maria Rocha Almeida Coelho e Edson Luiz dos Santos: excelência nos serviços prestados em prol da população.

Bruna Roberta Mayer, do Grupamento Aéreo da Polícia Civil, é a primeira mulher policial aero tática da instituição. Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Bruna Roberta Mayer, do Grupamento Aéreo da Polícia Civil, é a primeira mulher policial aero tática da instituição.

Durante a cerimônia foram homenageados profissionais de diversos segmentos da sociedade.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

Durante a cerimônia foram homenageados profissionais de diversos segmentos da sociedade.

O Dia Internacional dos Trabalhadores, comemorado no último dia 1º de maio, foi mais uma vez celebrado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) durante a sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (9) em homenagem a 25ª edição da Honraria ao Mérito dos Trabalhadores. Por proposição do primeiro-secretário da ALEP, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e dos deputados Michele Caputo (PSDB) e Paulo Litro (PSDB), a homenagem foi prestada pela Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotropar) e Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB do Brasil) a trabalhadores, lideranças e profissionais das mais diversas áreas de atividades.

Durante a cerimônia foi entregue o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, em reconhecimento pelos serviços prestados em prol da sociedade paranaense. Entre os homenageados estão médicos, professores, policiais, sindicalistas, trabalhadores de organizações não governamentais, donas de casa, servidores públicos e líderes religiosos. Para o deputado Michele Caputo, que comando a cerimônia, a homenagem é mais que justa. “Esta é uma honra concedida a mim e compartilhada com os deputados Romanelli e Paulo Litro. São estes trabalhadores que movem o comércio, a agricultura, a política, não importa a área. Aqui estão os trabalhadores que se destacam e fazem a diferença para o Estado”, disse. O deputado Galo (PODE), que também participou da solenidade, falou sobre a necessidade de geração de empregos. “Precisamos de mais postos de trabalho. Confio no trabalho do Governo para buscar investimentos para geração de empregos”, afirmou. 

Exemplo – Além dos parlamentares, compuseram a mesa de honra o presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná e Central Força Trabalhista do Brasil, professor Walter Cézar, a chefe de divisão policial de Curitiba, Maritiza Maíra Haisi, representando as mulheres homenageadas, o vereador de Curitiba Professor Euler, representando as autoridades homenageadas, o presidente de honra da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclan), João Pereira, representando aos trabalhadores comunitários, o senhor José Joaquim Rodrigues Filho, representante dos trabalhadores sindicalistas, o superintendente da Polícia Rodoviária do Paraná, Daniel Antônio da Costa, o diretor do Departamento de Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Eder Colaço, e o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Coreia, Hong Soon Kang.

O presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná e Central Força Trabalhista do Brasil, professor Walter Cézar, destacou a importância dos trabalhadores do Paraná. “Esta Assembleia mostra hoje nossa luta. Aqui está o exemplo de quem carrega o Paraná e o Brasil. Cada um é um exemplo para todo o País. Nesta Casa, o trabalhador é respeitado”, comemorou. A chefe de divisão policial de Curitiba, Maritiza Maíra Haisi relembrou solenidades passadas. “Já participei de algumas e sempre me emociono nesta homenagem. É o momento em que esta Casa torna todas as pessoas iguais: somos todos trabalhadores paranaenses”.

Reconhecimento – O “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná” de 2019 foi entregue a profissionais que se destacaram em suas funções pelo desenvolvimento social e econômico do estado. Representantes do Poder Público, de Organizações Não Governamentais (ONG) e aqueles que doaram sua disposição para o auxílio ao próximo. Uma das agraciadas foi Keli Cristian de Carvalho, da ONG Afirma Pela Vida, de Curitiba, grupo que auxilia e incentiva o empreendedorismo. De acordo com ela, empreender é indispensável para o crescimento do país. “Acreditamos que o Brasil necessita cada vez mais de empreendedores. Trabalhamos a profissionalização, inclusive atendemos haitianos e venezuelanos que precisam de colocação no mercado de trabalho”, explicou. “É um privilégio receber este título, gostaríamos que muitos outros brasileiros tivessem esta oportunidade”, afirmou.

Marins de Oliveira Luz, integrante da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclan), atua na área de trabalho comunitário, no município de Almirante Tamandaré. Ele auxilia a população em mutirões e na reivindicação com o Poder Público para as melhorias nos bairros. “Buscamos parcerias com a prefeitura. Mais do que orientações, damos as mãos para melhorar a vida das pessoas. Me sinto honrado por receber esta homenagem, o bom do trabalho é o reconhecimento. Isto me dá mais força para continuar evoluindo”, destacou.

Os representantes da Corregedoria da Polícia Civil do Paraná, Bruna Maria Rocha Almeida Coelho e Edson Luiz dos Santos, também receberam a indicação pelos serviços prestados em prol da população. Para Bruna, homenageada pela primeira vez, o reconhecimento concedido pela Assembleia Legislativa em alusão ao Dia do Trabalho é um estimulo para melhorar o atendimento ao público. “É especial, nos sentimos representando outros colegas que têm trabalhos importantes na Polícia Civil. Foi uma indicação do próprio corregedor-geral em nome de todos estes profissionais”, afirmou. Bruna Roberta Mayer, do Grupamento Aéreo da Polícia Civil, é a primeira mulher policial aero tática da instituição. Para ela, a homenagem representa valorização de sua atuação na linha de frente do combate ao crime e pela segurança dos paranaenses. “Sinto-me uma pessoa privilegiada. É gratificante não apenas como polícia civil, como trabalhadora do Estado. Apesar de nosso trabalho ter tantas situações difíceis, nossa função é muito importante. Este momento é muito importante”, acrescentou.

 

 

 

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação