Sessão solene na Assembleia Legislativa destaca a passagem do "Dia do Exército Brasileiro" A sessão solene em homenagem ao Exército, no Plenário do Legislativo estadual, atendeu a uma proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).

18/04/2018 18h55 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena.

Sessão solene alusiva ao dia do Exército Brasileiro por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu sessão solene ao final da tarde desta quarta-feira (18) para, conforme proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), destacar e comemorar ainda na véspera a passagem do “Dia do Exército Brasileiro”. Tradicionalmente o dia 3 de abril marca o lançamento da campanha do “Dia do Exército”, que é comemorado em 19 de abril.

De acordo com Ney Leprevost, a homenagem no Legislativo acontece em paralelo a uma série de eventos nos quartéis em todo Brasil. “Estamos na Assembleia prestando uma homenagem em nome do povo do Paraná a estes que honram a farda verde que vestem e são fundamentais na vigilância da soberania nacional, do respeito à democracia e à Constituição Federal”, afirmou.

Para o general de divisão Lourival Carvalho Silva, comandante da 5ª Divisão do Exército, a história da instituição se confunde com a história do próprio país. “Para nós é uma grande honra, ficamos eternamente agradecidos pela iniciativa desta Casa de Leis em homenagear a nossa força, da qual muito nos orgulhamos. Nós existimos em função de servir a sociedade brasileira. Nossa própria existência é em função desta missão nobre e pretendemos continuar prestando este bom serviço”, destacou.

Fizeram parte da Mesa de Honra da solenidade ainda os deputados Plauto Miró Guimarães (DEM) e Ratinho Junior (PSD); o general de Brigada, Aléssio de Oliveira da Silva, comandante da 5ª Região Militar; o capitão de Mar e Guerra, Germano Teixeira da Silva, comandante da Capitania dos Portos do Paraná; o tenente coronel Luciano Penido Maia, representando o Cindacta II; o coronel Chehade Elias Geha, comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná; o coronel Fábio Mariano de Oliveira, comandante geral do Corpo de Bombeiros; Ozeil Moura dos Santos, cônsul geral do Senegal para os estados do Paraná e Santa Catarina; e o vereador Felipe Braga Cortes, representando a Câmara Municipal de Curitiba.

Dia do Exército – O lançamento da campanha do “Dia do Exército”, neste ano de 2018, com a mensagem “O Seu Exército Nunca Para”, ocorreu durante a abertura de simpósio de comunicação social realizado no Quartel-General do Exército, em Brasília. Toda campanha realça a missão e visão de futuro do Exército brasileiro, em seu permanente estado de prontidão para contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

Essa missão deve se apoiar em pilares éticos e valores como o patriotismo, o dever do cumprimento da lei sempre com determinação e autoridade, a lealdade com fidelidade aos compromissos assumidos, a probidade aliada ao senso de justiça, e a coragem no cumprimento do dever – mesmo que isso importe em risco de vida ou sacrifício de interesses pessoais.

Ouça o Podcast relacionado