Sociedade vai ser informada sobre PEC para mobilizar parlamentares federais

26/05/2021 13h16 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Audiência publica debate a reforma administrativa proposta pelo Governo Federal.

Audiência publica debate a reforma administrativa proposta pelo Governo Federal.Créditos: Thais Faccio

Enviar ao maior número possível de entidades da sociedade a Carta ao Povo Paranaense, demonstrando o desmonte que pode ocorrer caso a PEC da Reforma Administrativa em tramitação no Congresso nacional, seja aprovada. Esse foi o resultado de uma audiência pública que aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Paraná. O encontro, que reuniu representantes de assessores jurídicos da Câmara Federal, de sindicatos de servidores públicos, do DIEESE, prefeitos, secretários municipais, vereadores, sindicalistas, lideranças do Movimento Popular e partidário deputados estaduais e federais, foi promovido pela bancada do Partido dos Trabalhadores na Casa de Leis, formada pelos deputados Luciana Rafagnin, Arilson Chiorato, Professor Lemos e Tadeu Veneri, que conduziu o debate. O parlamentar diz que a Reforma não afetará somente os servidores públicos, mas toda a sociedade, através do sucateamento e até da extinção dos serviços públicos, como as escolas, creches e até o SUS.
(Sonora)
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/2020) da Reforma Administrativa, encaminhada ao Congresso Nacional pelo governo Jair Bolsonaro, acaba de ser considerada constitucional pela CCJ da Câmara dos Deputados. A partir de agora, o texto segue para análise de uma comissão especial criada exclusivamente para debater o tema, e depois vai ao Plenário.
Segundo os defensores da PEC, os direitos adquiridos dos atuais servidores serão respeitados e o objetivo será modernizar o serviço público brasileiro.
Mas participantes da audiência pública na Assembleia, alegaram que ela promove a alteração da estrutura e do papel do Estado brasileiro, colocando-o numa posição secundária, retirando sua função central no desenvolvimento do país, favorecendo a prática do nepotismo e impedindo a utilização de ferramentas fundamentais ao desenvolvimento, entre outros contos.
O deputado Tadeu Veneri quer fazer as informações chegarem a todos os municípios do Paraná, para que a população possa cobrar os seus representantes em Brasília.

(Volta Sonora(