Sustentabilidade é pensar no bem-estar das pessoas e fazer uma cidade inovadora Desenvolve Paraná – Governo 5.0 encerra com avaliação positiva dos participantes.

18/11/2022 11h54 | por Jaime S. Martins
Desenvolve Paraná - Governo 5.0 encerra com avaliação positiva dos participantes.

Desenvolve Paraná - Governo 5.0 encerra com avaliação positiva dos participantes.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Desenvolve Paraná - Governo 5.0 encerra com avaliação positiva dos participantes.

“Quando se fala em sustentabilidade, tem que falar de uma cidade com uma rua bem asfaltada, mas que tenha calçada com acessibilidade para as pessoas com deficiência. Sustentabilidade não é apenas pensar no meio ambiente, mas desenvolver e fazer uma cidade inovadora, diferente. Uma cidade melhor para todos nós com ambiente alegre e feliz”, afirmou o vice-presidente da AMP, Edimar Santos.

A avaliação de Edimar foi consenso entre os participantes do evento Desenvolve Paraná – Governo 5.0, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de novembro na cidade de Foz do Iguaçu.

Edimar agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná em mais uma parceria e no apoio que o legislativo paranaense dá aos prefeitos do estado. “Durante a nossa reunião, pudemos apresentar aos prefeitos do Paraná as pautas municipalistas e demonstrar aos prefeitos a importância da Assembleia, do envolvimento dos deputados e o compromisso dos parlamentares com os municípios, principalmente os pequenos. Essa parceria do Governo do Estado com a Assembleia, que aproxima os prefeitos das secretarias, faz o Paraná se sentir importante, nossa população se sentir valorizada pelos deputados e Governo do Estado”, completou.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), a união de diversos setores do Governo, Assembleia e gestores municipais foi fundamental para a discussão de projetos para o Paraná. “Foi uma oportunidade importante para debater a sustentabilidade e inovação com a presença do Sebrae, Faciap, Itaipu e tantos outros atores que contribuem para o estado do Paraná e, principalmente, com a presença dos gestores municipais, trabalhando com um único objetivo que é fortalecer o estado. O Paraná é um estado de vanguarda, inovador e de destaque”, relatou. “O estande da Assembleia aqui no evento é a porta de entrada do povo paranaense. Somos uma Casa democrática, palco de todas as decisões que ocorrem no Paraná e a presença da Assembleia aqui foi a forma de receber os políticos, os representantes de entidades para trocarmos ideias e, a partir disso, oferecer outras iniciativas importantes para o estado”, completou.

A Assembleia Legislativa é palco dos grandes debates do Paraná e não poderia ter ficado de fora do Desenvolve Paraná – Governo 5.0 na avaliação do primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que fala também da oportunidade de ter apresentado aos gestores municipais as inovações implantadas no legislativo estadual. “Foi fundamental nossa participação para discutir com os líderes políticos de todo o estado o planejamento para 2023 e fazer um balanço do ano que se encerra. A Assembleia mais uma vez participou desse processo, dos debates, com os deputados sempre atuantes. Foi importante estar aqui mais uma vez. A Assembleia está sempre presente nos grandes temas que envolve o estado do Paraná. Hoje contamos com um parlamento estadual com muita força para que possamos fazer aquilo que o povo espera do parlamento estadual, trabalhando e buscando soluções para os problemas que Paraná tem. E ainda pudemos fazer uma apresentação dos avanços que tivemos com as novas tecnologias na Assembleia, nos reinventamos com a crise. Hoje a Assembleia Legislativa do Paraná é 100% eletrônica, tanto no processo administrativo, quando no legislativo”.

Participações

Diversos deputados estaduais estiveram presentes durante os três dias de evento. “Aqui temos a oportunidade para que os prefeitos possam despachar com os secretários e ouvir palestras importantes das secretarias de Governo. O governador também realizou anúncios importantes de investimentos nos municípios, obras de infraestruturas. É uma boa oportunidade para os prefeitos se prepararem para 2023 sabendo o que pensa, o que planeja o Governo do Estado e o governador”, disse o deputado Alexandre Curi (PSD), que lembrou que a participação da Assembleia no evento foi fundamental, pois o legislativo é o “elo entre os prefeitos com os secretários de Estado, com o governador. E esse encontro facilita essa conexão e a vida dos prefeitos. A Assembleia teve uma participação importante nesse encontro. O presidente Traiano e o primeiro secretário Romanelli participaram ativamente para que os prefeitos pudessem estar aqui”.

O deputado Nelson Luersen (PDT) reforçou e considerou a troca de informações como o ponto essencial do encontro. “Foi uma reunião para trocar informações com prefeitos, mostrar o potencial econômico e cultural do nosso estado. Esses eventos servem para colher informações e fazer um governo ainda melhor para a população do Paraná”, disse. Da mesma forma, o deputado Evandro Araújo (PSD) que citou que foi possível “agendar pauta, resolver problemas com os secretários. Valeu o esforço de todos de estarem aqui e fazer esse diálogo para atender aos interesses da população”.

Sustentabilidade era o foco principal dos debates e para o deputado Bazana (PSD) tratar desse tema é essencial. “O governador Ratinho Junior está preocupado com a questão da sustentabilidade. Estar mais perto de todos conecta o Governo aos municípios”.

Também passaram pelo estande da Assembleia alguns dos deputados eleitos e que assumirão os seus mandatos em fevereiro de 2023. Para eles, o Desenvolve Paraná – Governo 5.0 serviu de laboratório para iniciar os trabalhos no próximo ano.

“É uma nova experiência, acabamos de sair de uma campanha e esse evento foi a união do que queremos fazer, ser a ponte entre os municípios, principalmente a gente que é do interior, para levar as demandas para o Governo. É um mundo novo para a gente, mas estamos preparados e focado”, disse o deputado Batatinha (PSD).

Também deputado de primeiro mandato, o deputado Matheus Vermelho (PP), considerou importante a participação da Assembleia no evento. “Fico lisonjeado em poder receber um evento dessa magnitude aqui na minha cidade. Um evento importante em que a Assembleia participa com a AMP da articulação para conhecer todos os setores do governo e fazer que os prefeitos tenham essa proximidade com o Governo e os deputados”.

“Inovação é facilitar a vida do cidadão, foi um evento muito positivo, uma troca de experiência marcante, boa entre governo, prefeitos, órgãos do Governo e deputados e quem ganha com isso é o cidadão. A gestão pública está sempre buscando inovar e facilitar a vida dos cidadãos paranaenses. O deputado estadual é o interlocutor das demandas dos municípios com o Governo do Estado. Foi importante a Assembleia estar aqui”, disse o deputado eleito, que retorna à Assembleia, Gugu Bueno (PSD).

“Não sei se em algum tempo a Assembleia Legislativa esteve tão aberta nessa parceria com os municípios, afinal de contas, as coisas acontecem nos municípios. É importante esse relacionamento, vem ao encontro do que estamos brigando, por um municipalismo forte. Muito contente e fiquei surpreso com a grandiosidade do evento”, disse o também deputado eleito, Hussein Bakri (PSD).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação