Telêmaco Borba recebe quarta etapa da Gincana da Cidadania, com participação de três escolas públicas O programa faz parte do projeto “Geração Atitude” e tem como objetivo principal estimular o exercício da cidadania entre os estudantes.

01/12/2015 17h00 | por Rossano Ribas

Créditos: Fabrício Binder

A gravação da quarta etapa da Gincana da Cidadania pela TV Assembleia aconteceu na manhã desta terça-feira (1º) na cidade de Telêmaco Borba, com a participação de mais de 200 alunos que se reuniram no Colégio Estadual Wolff Klabin. Também participaram da gincana alunos do Colégio Estadual Doutor Marcelino Nogueira e do Colégio Estadual Manoel Ribas, que se enfrentaram em desafios de perguntas e respostas.

Durante a gravação do programa Papo Cidadão, a promotora de Justiça Simone Berci Françolin; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Sueli Aparecida Martins; o prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson; e o presidente da Câmara de Vereadores, Mário César Marcondes; responderam a perguntas dos alunos sobre suas atividades cotidianas, sobre a administração pública, as políticas de combate às drogas e sobre a inclusão social nas escolas.

O programa faz parte do projeto “Geração Atitude” e tem como objetivo principal estimular o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual. A estudante Mariana da Cruz Moreira, aluna do Colégio Manoel Ribas, que venceu o desafio da Gincana Cidadã, disse que ela e seus colegas estavam preparados há bastante tempo para as provas da competição. “Estou feliz por termos vencido, mas esse desafio não tem vencedores. Todos nós saímos ganhando pela oportunidade de estarmos próximos dos representantes dos Poderes e questioná-los, vendo, na prática, o que estudamos no Guia do Cidadão”.

A professora de História do Colégio Estadual Wolff Klabin e chefe do Núcleo Regional de Educação, Sueli Martins, disse que apesar dos conteúdos já serem trabalhados no dia a dia dos estudantes, o momento da Gincana da Cidadania e do Papo Cidadão foi providencial para os alunos poderem desenvolver o diálogo sobre o assunto. “Discutir política sem politizar o assunto é uma forma de exercer a cidadania e desenvolver o diálogo e o respeito sobre essas questões”, afirmou a professora.

A promotora de Justiça Simone Berci Françolin respondeu as perguntas dos alunos e colocou o Ministério Público local à disposição dos participantes para esclarecer dúvidas em relação às atribuições do Poder Judiciário e do MP. “O Geração Atitude é uma ferramenta muito importante para trazer à tona o debate sobre as questões que envolvem a cidadania em nosso cotidiano”.

Luiz Carlos Gibson, prefeito de Telêmaco Borda, considera que eventos como esse, que proporcionam o contato entre o poder público e os jovens, é muito importante. “Nesses encontros temos a chance de aproximar os representantes dos três Poderes dos estudantes. Desta maneira conseguimos saber as demandas que eles têm, e assim, desenvolver políticas públicas específicas para essa população”. O presidente da Câmara dos Vereadores, Mário César Marcondes, destacou a relevância do aprendizado dos conteúdos do Guia do Cidadão nas escolas. “Muito se fala em cuidar do futuro das crianças, dos jovens, mas na verdade, o que se precisa é cuidar do presente delas, cuidar da educação para que no futuro elas possam exercer a sua cidadania com plenitude”.

Gincana – A Gincana da Cidadania vai percorrer os 32 Núcleos Regionais da Educação em três etapas, envolvendo 100 escolas e cerca de 5000 estudantes de todo o Paraná. A gincana envolverá alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. Os temas versarão sobre a política paranaense e assuntos relacionados ao Guia do Cidadão. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e a conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania. A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

As próximas etapas dessa primeira fase da Caravana acontecem no dia 2 em Ivaiporã, no dia 4 em Campo Mourão, no dia 7 em Goioerê, no dia 8 em Assis Chateaubriand e no dia 14 em Paranaguá.

*Assista ao vídeo relacionado no Facebook da Alep.