Terceiro Setor ganha data comemorativa oficial no Paraná Proposto pelo deputado estadual Marcio Nunes, Dia Estadual do Terceiro Setor será celebrado anualmente em 27 de maio.

07/12/2022 12h55 | por Assessoria parlamentar
Deputado Marcio Nunes (PSD).

Deputado Marcio Nunes (PSD).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Marcio Nunes (PSD).

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta semana a Lei 21.283/2022, que institui o Dia Estadual do Terceiro Setor no Paraná, a ser celebrado anualmente no dia 27 de maio. A data também irá integrar o Calendário Oficial de Eventos do estado. A proposição foi do deputado estadual Marcio Nunes (PSD).

O dia foi escolhido por ter sido em 27/05/2022 que a Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (Fetespar) e a Federação Democrática das Associações de Moradores de Curitiba (Femotiba) sugeriram ao deputado a criação da data. “As organizações da sociedade civil são fundamentais na elaboração de projetos de impacto social, voluntariado, redução da desigualdade, sendo parceiras do poder público na promoção da justiça social, e são formadas por pessoas abnegadas que têm como missão de vida ajudar o próximo e a sociedade em geral”, diz Marcio Nunes. “Assim, o Dia do Terceiro Setor é um reconhecimento ao trabalho de formiguinha que essas pessoas fazem aqui em nosso estado, que em sua somatória forma um verdadeiro ‘exército do bem’ no Paraná”, completa o deputado autor da lei.

O projeto de lei 230/2022 foi aprovado em duas votações e redação final em novembro pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná, e seguiu para o Palácio Iguaçu para sanção do governador.

O chamado Terceiro Setor é formado por instituições cujos objetivos são sociais, e não econômicos. Por isso, diferencia-se do setor público – chamado primeiro setor – e do privado –segundo setor – ao aglutinar pessoas com a visão comum de que mudanças são necessárias e que podem ser implementadas a partir de suas ações.

“São mais de 50 mil instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas no Paraná que pertencem ao Terceiro Setor, compostas por associações de moradores, ONGs, institutos, associações e cooperativas de catadores, associações de proteção dos animais, associações comerciais, organizações religiosas (igrejas e fundações). Elas agregam milhares de voluntários que ajudam as pessoas que mais precisam, e a criação dessa data é um importante marco para nós”, comemora a presidente da Fetespar e da Femotiba, Cirleide Silva. “Quero agradecer ao deputado Marcio Nunes por esse olhar que ele tem tido pelas lideranças comunitárias, pelo apoio e incentivo que tem dado ao voluntariado e às instituições do Terceiro Setor de todo o Paraná”, finaliza.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação