TV Assembleia transmite decisão vista pela última vez há 45 anos Donos das duas melhores campanhas, Coritiba e Maringá reeditam, no domingo, a final de 1977 do Campeonato Paranaense.

31/03/2022 16h06 | por Ana Luzia Mikos
Coritiba precisa de um empate para levar o Paranaense 2022.

Coritiba precisa de um empate para levar o Paranaense 2022.Créditos: Coritiba FC

Coritiba precisa de um empate para levar o Paranaense 2022.

O Couto Pereira será palco de um embate decisivo visto pela última vez há 45 anos. Coritiba e Maringá FC definem no próximo domingo (3) quem será o Campeão Paranaense de 2022. Donos das duas melhores campanhas gerais, as equipes se enfrentam às 16 horas.

A decisão será 16º duelo ao vivo transmitido pela TV Assembleia, em uma parceria inédita, que levou o principal torneio de futebol do estado às telas dos paranaenses.

“A transmissão dos jogos do Campeonato Paranaense faz parte do processo de aproximação da Assembleia Legislativa com a sociedade. O futebol é o esporte preferido dos brasileiros, uma atividade saudável e democrática, que integra as famílias. Agradeço a parceria da Federação Paranaense de Futebol (FPF) nessa ação que foi um sucesso de público”, afirmou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), primeiro secretário da Assembleia.

Com exceção da primeira, o canal legislativo transmitiu um jogo por rodada, com partidas realizadas em nove cidades diferentes.

Definição
O Coxa coleciona vantagens para o confronto decisivo. Maior vencedor da história do torneio, o time contará com o apoio da torcida em casa para levar o 39º troféu estadual. O último título local foi em 2017.

Com o melhor ataque da competição, o Alviverde ainda pode jogar pelo empate, após superar o Maringá por 2 a 1, de virada, no jogo de ida da final.

O tropeço custou a invencibilidade do time no Estádio Willie Davids. Ainda assim, a equipe - que entrou no Paranaense para buscar uma vaga na Série D e na Copa do Brasil - confia que pode reverter o resultado no Alto da Glória. Destaque na competição, o Maringá precisa de uma vitória simples para levar decisão para os pênaltis.

Histórico
A última vez em que os atuais finalistas se encontraram em uma decisão foi em 1977. Naquele Estadual, o então Grêmio Maringá superou o Coritiba e levou o seu terceiro título. Desde então, a Cidade Canção aguarda a possibilidade de conquistar novamente o posto de melhor time do Paranaense.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação