Vai ter mais um "aulão" do Enem no plenário da Alep A atividade faz parte da programação do “Assembleia no Enem” e deve reunir mais de 700 alunos do Ensino Médio; tem videoaulas gratuitas no site.

06/08/2019 13h50 | por Nádia Fontana
Expectativa de plenário lotado para mais uma Aulão do ENEM que será realizado no dia 13 de agosto na Assembleia Legislativa.

Expectativa de plenário lotado para mais uma Aulão do ENEM que será realizado no dia 13 de agosto na Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Expectativa de plenário lotado para mais uma Aulão do ENEM que será realizado no dia 13 de agosto na Assembleia Legislativa.

Mais de 700 estudantes da rede estadual devem lotar o plenário da Alep para mais uma Aulão do ENEM que será realizado no dia 13 de agosto.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Mais de 700 estudantes da rede estadual devem lotar o plenário da Alep para mais uma Aulão do ENEM que será realizado no dia 13 de agosto.

Nesta reta final dos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, mais de 700 estudantes da rede pública devem participar de um “aulão” especial que acontecerá no próximo dia 13 de agosto no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).  A atividade faz parte das ações do “Assembleia no Enem”, projeto que disponibiliza gratuitamente mais de 500 videoaulas com conteúdos que contribuem para melhorar o desempenho no exame, abrindo as portas para o ingresso no ensino superior.

O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, destaca que mais uma vez o Poder Legislativo dá a sua contribuição para que os estudantes possam se preparar, da melhor forma, para as provas, através do “Assembleia no Enem”. O projeto é desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Alep em parceria com a ONG Instituto Educacional Eureka e acontece já há cinco anos. Neste período foram feitos quatro “aulões”. Os dois primeiros ocorreram ainda em 2016, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia. Desde então mais de 2.500 estudantes participaram dessa atividade.

“É uma alegria auxiliar os estudos de centenas de jovens da rede pública do Paraná. Uma ação de grande sucesso que chega ao quinto ano consecutivo. Além do ‘aulão’ presencial no plenário da Assembleia, disponibilizamos mais de 500 videoaulas para que os estudantes aprimorem os seus conhecimentos e estejam preparados para as provas do Enem”, enfatizou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Assembleia. “O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de acesso ao ensino superior e os ‘aulões’ são muitos importantes, principalmente, aos estudantes que não têm acesso a este tipo de preparação. É um cursinho que assegura aos jovens a oportunidade de ingressar no ensino superior e conseguir uma formação cidadã”, acrescentou Romanelli.

Na opinião do deputado Gilson de Souza (PSC), segundo-secretário da Casa, o projeto está em plena sintonia com os objetivos da Alep: “Entendo que a Assembleia, que nós, parlamentares e servidores, estamos aqui com a missão de bem servir o cidadão”. O parlamentar assinalou que “esta iniciativa de oferecer aos estudantes a oportunidade de participar de um ‘aulão’, e também encontrar conteúdos em nosso site com revisões para as provas do Enem, é mais um grande passo que damos, através da Mesa Executiva em parceria com o grupo Eureka, neste caminho de ouvir as demandas da nossa juventude, de mais uma vez colocar a Casa à disposição dos paranaenses”.

Performance – Segundo o professor Marlus Geronasso, da ONG Instituto Educacional Eureka, instituição parceira da Assembleia neste projeto, a expectativa é de que de cada 10 alunos que participam do projeto, 8 tenham uma performance superior a 600 pontos no Enem. Com esse resultado o estudante ficará acima da média nacional (que é de 500 pontos), ampliando as possibilidades de conquistar uma vaga na faculdade dos sonhos. “Para se ter uma ideia, no estado, apenas os alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP) e do Colégio da Polícia Militar alcançam essa média (de 600 pontos)”, comentou o professor.

Ele deu ainda uma dica preciosa aos estudantes: “Esse é o momento de redobrar a concentração e a dedicação. São três meses de muito trabalho nesta reta final”. Geronasso acredita que quem participa do “Assembleia no Enem” vai estar preparado para responder todas as questões. A edição do ENEM deste ano tem 5.095.382 de inscritos em todo o país. Desses, 211.308 são do estado do Paraná.

Dia 13 – Os professores do Eureka vão apresentar no “aulão” do dia 13 questões e dicas sobre as provas do Enem. Alguns exercícios serão, inclusive, resolvidos em conjunto.  Em 2018, com o plenário lotado de estudantes que vieram para o “aulão”, o deputado Ademar Traiano (PSDB), falou sobre a importância deste projeto: “Como resultado de uma parceria com o Eureka estamos propiciando aos alunos conhecerem a Assembleia. A presença de estudantes enriquece a nossa Casa. E desde que assumi a Presidência, escancarei as portas da instituição, principalmente para os jovens. Com este ‘aulão’ estamos saindo da retórica e efetivamente contribuindo com a educação do Paraná”, disse.

Dois anos antes, em 2016, um acontecimento inédito, a promoção de dois “aulões”, levava pela primeira vez aproximadamente 1.200 estudantes para dentro do Plenário da Casa. Ali, sentados nas cadeiras ocupadas diariamente pelos deputados, nas tribunas de honras e nas galerias, eles resolveram questões, escreveram uma redação, receberam dicas e informações sobre as provas de professores feras.

Apostilas – Uma apostila com exercícios selecionados pelos professores será entregue a todos os participantes do “aulão” de 2019. No site da Alep, num espaço específico dentro do Portal, estão disponíveis as cartilhas das edições anteriores – de 2017 e 2018 – que trazem inúmeras questões sobre todas as disciplinas abordadas no exame nacional, e após o aulão do dia 13, a apostila da edição de 2019 também estará à disposição para todos os estudantes. É só acessar o material e testar os conhecimentos: https://bit.ly/2M2pptu ou https://bit.ly/2LH8RGo.

Videoaulas – Quem vai fazer as provas do Exame Nacional pode se preparar utilizando o material disponibilizado pela Assembleia Legislativa no YouTube. Lá estão publicadas mais de 500 videoaulas sobre todos os conteúdos exigidos nas provas. As aulas foram gravadas pela equipe da TV Assembleia com os professores do Eureka e podem ser assistidas de qualquer lugar e a qualquer hora. Confira no link: https://bit.ly/2XPpwy1.

Redação – O “1º Concurso de Redação”, projeto também desenvolvido pela Diretoria de Comunicação, em parceria com a ONG Instituto Educacional Eureka, a Secretaria de Estado da Educação e o Centro Universitário Internacional (Uninter), é outra marca desse projeto. Ele mobilizou cerca de 50 mil alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Curitiba. Estudantes das 132 escolas estaduais da Capital participaram do concurso que abordou o seguinte tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”.

Provas – Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional avalia o desempenho do estudante e ajuda os participantes no acesso à educação superior, financiamento estudantil, desenvolvimento pessoal, além de promover melhorias na educação. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Neste ano, as provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Redação/Ciências Humanas e suas Tecnologias; no segundo, as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Matemática e suas Tecnologias. Qualquer pessoa pode fazer o Enem, mas os treineiros, aqueles que não têm 18 anos até o dia da prova e não vão concluir o ensino médio em 2019, só podem usar o resultado para autoavaliação de conhecimentos.

Ao vivo – O “aulão” do dia 13 de agosto vai começar às 8 horas e terminará às 11h40. Será realizado no plenário da Assembleia, em Curitiba, e transmitido ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais do Poder Legislativo. Assim, poderá ser acompanhado de qualquer lugar do Paraná, de outros estados e do mundo. Posteriormente, o conteúdo será disponibilizado no canal do YouTube, podendo ser assistido a qualquer momento. O projeto conta também com o apoio do Núcleo Regional de Curitiba da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Para saber mais sobre o “Assembleia no Enem” é só clicar neste link: http://www.alep.pr.gov.br/assembleia_no_enem/.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação