Violência contra a mulher será debatida em Pato Branco nesta sexta-feira (23) Encontro é promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alep, presidida pelo deputado estadual Tadeu Veneri.

22/08/2019 11h14 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Tadeu Veneri, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).Créditos: Dálie Felberg/Alep

O assassinato de mulheres em razão do gênero passou a ser considerado homicídio qualificado e crime hediondo a partir de 2015. A cada dia, os casos aumentam em nosso país, estado e nos municípios. Em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, o tema será debatido em audiência pública que será realizada nesta sexta-feira (23) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado estadual Tadeu Veneri (PT), e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, com o apoio da Comissão da Mulher Advogada de Pato Branco. O encontro terá início às 19 horas na Câmara Municipal.

Em 2018, 61 casos de feminicídio foram registrados no Paraná, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública. “Na audiência, vamos discutir os índices de violência doméstica no município, as políticas públicas desenvolvidas e os mecanismos de combate à violência”, declarou o deputado.

Veneri destaca que a violência contra mulheres é uma das muitas formas de violação dos seus direitos humanos, pois ameaça a vida, saúde e integridade física.

Uma das reivindicações da comunidade é a implantação da Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica. O projeto depende de apoio do governo do Paraná.