Violência no trânsito é tema de audiência que ocorre na quarta-feira (8) Campanha do “Maio Amarelo” é realizada em todo o mundo; mobiliza especialistas e a população em busca de medidas que contribuam para a redução de vítimas.

03/05/2019 15h40 | por Vanderlei Rebelo

Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promove audiência pública na próxima quarta-feira (8) para debater o “Maio Amarelo – Formas e Meios para Redução dos Acidentes de Trânsito no Paraná”. O evento é uma iniciativa dos deputados Goura (PDT) e Delegado Recalcatti (PSD). A audiência vai reunir especialistas do setor, representantes de órgãos públicos (Detran, Polícias Rodoviária e Militar, Secretaria municipal de Defesa Social de Curitiba), de entidades da sociedade – Associações de ciclistas, Pastoral do Trânsito e Observatório da Segurança Viária e de instituições de saúde, como o Hospital Cajuru.

“Queremos promover um amplo debate e buscar soluções legislativas conjuntas na construção de um trânsito melhor e menos violento”, diz o deputado Delegado Recalcatti. “É essencial que a população se conscientize e se mobilize na busca de soluções”, afirma o deputado Goura. “Não faz sentido que tantas vidas continuem sendo perdidas na violência do trânsito”.

Alerta – O Maio Amarelo é um movimento de caráter mundial que nasceu da necessidade de despertar a atenção da sociedade para o crescente número de vítimas no trânsito. Surgiu em 11 de maio de 2011, quando a ONU criou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito e desde então a iniciativa propiciou a adoção de medidas de combate e prevenção à violência no trânsito, com um balanço anual dos avanços e resultados feito sempre no mês de maio. Foi designado de Maio Amarelo porque esta cor simboliza atenção e alerta no trânsito.

Desde que se iniciaram as campanhas do Maio Amarelo, caiu o número de vítimas (mortos e feridos) em acidentes de trânsito no Estado do Paraná, de acordo com as estatísticas oficiais do Detran. Em 2012, ano que teve a cifra mais alta, o número de vítimas foi de 62.305 pessoas. Em 2016 (último ano com estatísticas disponíveis) o total de vítimas foi de 48.310. O evento Maio Amarelo será realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa a partir das 9h de quarta-feira.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação