Wilson Picler se diz “honrado com a homenagem desta Casa, templo da Democracia” Chanceler do grupo Uninter recebeu Diploma de Menção Honrosa nesta segunda-feira, por iniciativa do deputado delegado Fernando Martins, pelos 25 anos da instituição.

23/05/2022 17h13 | por Claudia Ribeiro

Assembleia Legislativa do Paraná homenageia Grupo Uninter pelos 10 anos do Centro Universitário.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Chamado de visionário pelos deputados estaduais, ao lado da equipe que atua no grupo Uninter, Wilson Picler, chanceler da instituição paranaense, recebeu da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (23), o Diploma de Menção Honrosa. “Me sinto honrado e feliz em receber essa homenagem desta Casa, que é o templo da democracia”, comemorou. “É uma universidade que leva o nome do Paraná para todo o Brasil e até para fora do país. A honra é nossa em contar com a instituição e poder homenagear seu idealizador”, afirmou o proponente da homenagem, o deputado Delegado Fernando Martins (Republicanos).

Com 25 anos de funcionamento, sendo dez como Centro Universitário Internacional Uninter, a instituição de ensino está entre as pioneiras na modalidade de ensino à distância, classificada como EAD.  Com a proposta de levar educação de qualidade e democratizar o ensino superior, no fim dos anos 1990, o Grupo começou a ofertar cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de ciência, educação e tecnologia. Em 2000, o MEC autorizou a implantação da Faculdade Internacional de Curitiba, ofertando cursos de graduação na modalidade presencial e cursos de pós-graduação em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria.

Em 2002, foi criada a Faculdade de Tecnologia Internacional de Curitiba (Fatec Internacional) e em 2006, a FATEC e Facinter   passaram a ofertar cursos superiores de Tecnologia na modalidade à distância e licenciatura em Pedagogia, iniciando o projeto na modalidade de EAD.  No mesmo ano, foram implementadas as primeiras graduações à distância em todo o Brasil. Hoje são mais de 400 cursos entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, técnico e extensão

Em 2012, o MEC autorizou a criação do Centro Universitário Uninter e em 2014, iniciou-se o programa de mestrado profissional na área de educação e de novas tecnologias. “Atualmente temos cursos superiores de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, de extensão e ensino de jovens e adultos nas modalidades presencial, à distância e em metodologias semipresencial e telepresencial. Com a pandemia, pudemos constatar como a modalidade é importante e hoje grande parte dos alunos não quer voltar para o sistema presencial”.

Para levar essas informações aos alunos, a Instituição conta com 16 estúdios, onde são gravadas mais de nove mil aulas, além de salas telepresenciais e revistas acadêmicas.  Possui 724 polos de apoio presencial em mais de 700 cidades. No exterior, está em quatro países: Estados Unidos, Japão, Portugal e Reino Unido. “Quando se fala em qualidade da educação, a Uninter ocupa os primeiros lugares no Exame Nacional de Desempenho da Educação (ENADE), na modalidade de Educação à Distância, segundo a Associação Brasileira dos Estudantes de Educação à Distância. Além disso, mais da metade de seus cursos de modalidade à distância tem nota máxima do MEC (5). O Grupo também foi aclamado em 2021 como a 5ª melhor empresa brasileira para se trabalhar”, finalizou na Tribuna, o deputado delegado Fernando.

Ouça o Podcast relacionado