Assembleia agora tem estacionamento para bicicletas e motos

22/09/2021 11h12 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Bicicletário está entre uma das ações do Legislativo para incentivar a utilização do meio de transporte.

Bicicletário está entre uma das ações do Legislativo para incentivar a utilização do meio de transporte.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Bicicletário está entre uma das ações do Legislativo para incentivar a utilização do meio de transporte.

Assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná, Adriana de Carli aproveitou a quarta-feira, 22 de setembro, para ir trabalhar de bicicleta. E não foi só porque esse é o Dia Mundial Sem Carro, mas para prestigiar o novo bicicletário da Casa, inaugurado justamente na data. Para ela, que é ciclista, ter um lugar para “estacionar” a bike é um incentivo.
(Sonora)
O bicicletário tem espaço para 56 bicicletas, é coberto, tem iluminação e um acesso próprio para que os usuários não precisem disputar espaço com os carros, já que ele fica perto de um dos estacionamentos da Assembleia. Foi construído para atender a servidores e deputados, que vão poder calibrar e encher os pneus, já que há equipamentos para isso.
O presidente Ademar Traiano (PSDB), que inaugurou o espaço ao lado do 1º secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e dos deputados Goura (PDT) e Boca Berta Júnior (PROS), roubou a cena, ao subir em uma bicicleta para, segundo ele, estimular os parlamentares e funcionários a trocarem o carro pela bike.
(Sonora)
Adepto das duas rodas, Romanelli fez questão de vir para a Assembleia de bicicleta nesta quarta. Ele defende o uso do meio de locomoção, que, de baixo custo, é ecologicamente correto, e contribui para o bem-estar físico, mental e emocional dos usuários.
(Sonora)
De acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, entre 2020 e 2019 houve um aumento de 50% na venda no Brasil e, no primeiro semestre de 2021, a alta já ultrapassou os 30%, em relação ao ano anterior.
Um dos idealizadores do bicicletário, o deputado Goura é outro defensor do modal. Além de ter vários projetos de lei voltados para o incentivo ao uso, ele próprio procura se locomover o quanto pode de bicicleta.

(Sonora)
Outros parlamentares fazem parte da chamada “Bancada da Bike”. Caso de Boca Aberta Júnior (PROS), que se juntou ao grupo na entrega do bicicletário e elogiou a iniciativa.
(Sonora)
Os deputados sabem que estimular o uso de bicicleta como meio de locomoção é também uma forma de contribuir para que a cidade sofra menos com a poluição provocada pelos automóveis.
Na Casa de leis, diversos projetos sobre o tema se tornaram leis estaduais. Por exemplo, desde o ano de 2012, setembro é considerado no Paraná como o mês da Bicicleta. É quando o Governo promove ações de estimulo ao uso do meio de locomoção. Além das vagas de bicicleta, o estacionamento conta ainda com 44 vagas para motocicletas. Nelti Gonçalves, também assessor parlamentar diz que agora se sente mais seguro para ir ao trabalho de moto.
(Sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação