Assembleia debate em plenário mudanças no processo de escolha de direção nas escolas públicas

22/09/2020 18h31 | por Trajano Budola
Podcast Deputados começam a discutir proposta do Poder Executivo que dispõe sobre a definição de critérios mediante a consulta à comunidade escolar para a escolha de diretores.

Deputados começam a discutir proposta do Poder Executivo que dispõe sobre a definição de critérios mediante a consulta à comunidade escolar para a escolha de diretores.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados começam a discutir proposta do Poder Executivo que dispõe sobre a definição de critérios mediante a consulta à comunidade escolar para a escolha de diretores.

A Assembleia Legislativa do Paraná debateu em plenário nesta terça-feira (22) dois projetos de lei para a área da Educação Pública. Um deles, o que regulamenta o funcionamento dos Colégios Cívico-Militares no estado, foi aprovado em primeira discussão durante a sessão remota ordinária e na sessão extraordinária recebeu emendas e retornou para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O outro projeto, que também é de autoria do Poder Executivo e prevê mudanças no processo de escolha dos diretores da rede pública de ensino, recebeu parecer favorável do relator, deputado Hussein Bakri (PSD) em relação à constitucionalidade na Comissão de Constituição e Justiça, mas teve concedido pedido de vista ao deputado Tadeu Veneri (PT).

Desta forma, o projeto de lei que está em regime de urgência, volta à discussão no plenário na quarta-feira (23). A matéria prevê que apenas o Poder Executivo poderá escolher os diretores e diretores auxiliares das instituições cívico-militares, entre outras mudanças na lei que já regula o processo.

Um dos pontos que gerou polêmica entre oposição e situação é a possibilidade de afastamento de diretores em caso de insuficiência de desempenho das gestões administrativo-financeira, pedagógica ou democrática.

Para o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), as mudanças propostas pelo governo do estado aperfeiçoam o processo de escolha dos diretores nas escolas.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Sobre os colégios cívico-militares, o deputado Romanelli afirmou que já lutou pela implantação de uma instituição nestes moldes no município de Cornélio Procópio.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação