Aula de cidadania e história na Casa de Leis na primeira visita guiada do ano

15/03/2023 18h28 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Nesta quarta-feira (15), a Casa recebeu os alunos do Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski, de Contenda.

Nesta quarta-feira (15), a Casa recebeu os alunos do Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski, de Contenda.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A primeira turma de alunos de 2023 chegou para a visita guiada à Assembleia Legislativa do Paraná às 14h desta quarta-feira (15). Os 23 alunos e quatro professores vieram de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). São do 8º  ano do ensino fundamental e do 3º ano de ensino médio do colégio estadual do campo, Pedro josé Puchalski. A visita é um complemento ao que está sendo ensinado em sala de aula: os três poderes, como explica a professora de Sociologia, Simone Javorski.

(Sonora)

O  primeiro grupo do ano a conhecer as dependências do Poder Legislativo passou primeiro pelo plenarinho, onde conheceu um pouco do que acontece ali dentro, como audiências públicas e outros eventos. E em, seguida, o plenário. Por lá,  sentaram nas cadeiras dos deputados estaduais para entender como funciona  a tramitação de um projeto d e lei, entre outros temas. Tudo bem explicado pela servidora da Coordenadoria de Cerimonial, Jenifer Sarti.

Ana Clara Canofer, do 3º ano, era uma das mais curiosas e gostou da experiência.

(Sonora)

O Silvestri Pepes, também do 3º ano, djá conhecia a Câmara de vereadores de Contenda, mas achou a Assembleia bem diferente.

(Sonora)

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso  entrar em contato com o Cerimonial da Casa para fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício constando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas, os horários costumam variar.  14h30 ou pela manhã, às 9h30.

Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007.