“Eu me cuido” – ação tem o objetivo de cadastrar funcionárias para que tenham acesso a exames

05/10/2021 13h25 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Ação Eu me Cuido mobilizou servidoras terceirizadas da Assembleia Legislativa na campanha do Outubro Rosa.

Ação Eu me Cuido mobilizou servidoras terceirizadas da Assembleia Legislativa na campanha do Outubro Rosa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Ação Eu me Cuido mobilizou servidoras terceirizadas da Assembleia Legislativa na campanha do Outubro Rosa.

Funcionária terceirizada do serviço de limpeza e conservação da Assembleia Legislativa do Paraná, Maria Aparecida Silva, 45 anos, nunca tinha feito mamografia e o exame do papa nicolau, preventivo para detecção do câncer de colo de útero andava atrasado. É que o serviço havia sido interrompido no posto de saúde onde ela costuma fazer por causa da pandemia de Covi-19. Mas na manhã desta terça-feira (5), conseguiu agendar na própria Assembleia. Se inscreveu em um cadastro para o agendamento de exames preventivos na Rede Pública de Saúde. Documento que será encaminhado à Secretaria Estadual da Saúde (SESA) para que os exames possam ser feitos na unidade de saúde mais próxima dela.  Maria comemorou. 

(Sonora) 

O agendamento de exames é parte das ações do Outubro Rosa no Poder Legislativo e foi possível graças a uma parceria entre a Procuradoria da Mulher da Casa com a SESA. E foi na hora certa, diz a deputada Cristina Silvestri (CDN), procuradora da Mulher. 

(Sonora)

Até o fim da manhã, já haviam sido feitos 15 cadastros. A ação ganhou o nome de “Eu me cuido” e teve, além do caráter social, também lúdico. Servidoras e servidores que passaram pelo corredor do Espaço Cultural da Assembleia, no segundo andar, entre o prédio administrativo e do plenário, foram convidados a se deixarem fotografar por uma SelfCam, equipamento para tirar fotos com mensagens, cores e acessórios relacionados ao Outubro Rosa.

Mas não foram apenas as mulheres que participaram. O deputado Boca Aberta Júnior (PROS) entrou na onda do mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e foi fotografado ao lado de diversas servidoras. Para ele, um evento descontraído vai servir para alertar tanto as mulheres como os homens. 

(Sonora)

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação