Eventos relacionados à defesa da mulher estão na agenda

29/11/2019 15h51 | por
Podcast Deputada Luciana Rafagnin (PT) promove seminário para debater as Políticas Públicas para as Mulheres: Conquistas e Desafios.

Deputada Luciana Rafagnin (PT) promove seminário para debater as Políticas Públicas para as Mulheres: Conquistas e Desafios.Créditos: Arte: Assessoria parlamentar

Deputada Luciana Rafagnin (PT) promove seminário para debater as Políticas Públicas para as Mulheres: Conquistas e Desafios.

 

Trazemos, a partir de agora, a agenda da próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná.

Aliás, uma agenda pra lá de movimentada, com as comissões temáticas entregando relatórios referentes aos trabalhos do semestre, audiências públicas, muitos convidados e lançamento de frentes parlamentares. Além, é claro das sessões plenárias e reuniões.

 

Na segunda, dia 2, a partir das 9h, acontece no Plenarinho, o seminário "Políticas Públicas para as Mulheres: Conquistas e Desafios", promovido pela  deputada Luciana Rafagnin (PT), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

O seminário tem o objetivo de  discutir o enfrentamento da violência contra as mulheres. Com presença, na condição de palestrante da ex-secretária nacional do Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Presidência da República, de 2010 a 2016, Aparecida Gonçalves., entre outras autoridades.

 Entre as políticas públicas e compromissos junto às três esferas do poder público na gestão da ex-secretária nacional,  está a construção da Casa da Mulher Brasileira, que é um centro especializado de atendimento e prestação de serviços de apoio às mulheres em situação de violência.

Vamos ouvir a deputada Luciana fazendo o convite para o seminário.

(Sonora)

Ainda na segunda, mas às sete da noite, acontece também no Plenarinho,  o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional – Paraná, por iniciativa do deputado Tadeu Veneri (PT).

(Sobe som)

Na terça, dia 03,  com início às  9 horas, acontece uma audiência pública para discutir os direitos das populações indígenas no estado. O objetivo é escutar representantes dos povos tradicionais, discutir os principais problemas enfrentados e encontrar soluções para valorizar as raízes da cultura indígena.

A iniciativa  é do deputado Goura (PDT).  E entre os participantes estarão representantes indígenas do Paraná, do legislativo estadual e municipal, do Ministério Público, da FUNAI, além de especialistas da academia e de outras entidades que atuam em defesa dos povos tradicionais.

(Sobe som)

No mesmo horário, tem a abertura da exposição Fotográfica do Museu Paranaense - História dos Indígenas no Paraná, no Espaço Cultural.

Também por iniciativa de Goura, que preside na Assembleia a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.

(Sobe som)

Neste mesmo horário,  na terça, mas no Plenário, outra audiência pública vai debater a violência contra as mulheres para propor políticas públicas para o enfrentamento do problema.

 No mesmo evento, será lançada a Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da violência contra as Mulheres. Uma proposta do deputado Professor Lemos (PT), que contará com a presença de parlamentares de outros estados, como o deputado estadual gaúcho, Edgar Pretto, coordenador de frente parlamentar que leva o mesmo nome na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ainda membro do Comitê Mundial ElesPorElas.

(Sobe som))

Ainda na terça-feira, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da se reúne para, além de analisar projetos,   apresentar o relatório do 2º semestre de trabalho. Será na sala de reuniões Arnaldo Busato, depois da sessão plenária.

(Sobe som)

No dia 4, quarta-feira, a partir de 9 da manhã, acontece a audiência pública "Impactos da BNCC - Base Nacional Curricular Comum na Organização Curricular do Ensino Médio", no : Plenarinho. O proponente é o deputado Tadeu Veneri.

E segunda a gente volta trazendo mais detalhes de toda a programação.

Até lá.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação