Força Estadual de Saúde do Paraná vai facilitar ação de profissionais no combate a pandemias

18/05/2020 18h55 | por Trajano Budola
Podcast Na sessão plenária desta segunda-feira (18), os deputados aprovaram a criação de grupo de trabalho na área da saúde que atuará em situações de calamidade pública, epidemias e pandemias.

Na sessão plenária desta segunda-feira (18), os deputados aprovaram a criação de grupo de trabalho na área da saúde que atuará em situações de calamidade pública, epidemias e pandemias.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em primeira votação durante a sessão remota desta segunda-feira (18), um projeto de lei que cria a Força Estadual da Saúde do Paraná, uma política pública que deve atuar em situações de emergência e calamidade, como a que vivemos hoje com a pandemia do Coronavírus. A proposta, que envolve colaboradores da área da saúde previamente cadastrados, foi idealizada para agir em casos de epidemias, pandemias, desastres, catástrofes e eventos de massa com apoio técnico aos munícipios.

Apresentada pelo deputado Michele Caputo (PSDB), em conjunto com outros 24 parlamentares, a Força Estadual de Saúde facilitará a mobilização extra de profissionais, como médicos e enfermeiros, desburocratizando o processo para o Estado, de acordo com a demanda de cada localidade. A solicitação deverá ser feita pelos prefeitos para diminuir a pressão ou mesmo o comprometimento das estruturas do Sistema Único de Saúde de suas cidades.

Para o presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano (PSDB), a iniciativa é bem vinda não apenas durante a crise sanitária que afeta o mundo todo, mas em qualquer situação futura.

SONORA ADEMAR TRAIANO

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), explica que o projeto propõe uma união de esforços pelo povo paranaense.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Durante a sessão remota foram aprovados ainda outros nove projetos de lei, entre eles o que institui a Campanha Estadual 16 Dias de Ativismo contra a Violência às Mulheres; a Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Trabalho Infantil; o Dia do Conciliador e Mediador Judicial e Extrajudicial, este do deputado Gilson de Souza (PSC); e o Dia Estadual da Conscientização e Controle da Hiperacusia, projeto do deputado Gilberto Ribeiro (PP).