Lançamento do Outubro Rosa na Assembleia tem apresentação de diretrizes para prevenção e tratamento no estado

05/10/2022 17h50 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Campanha Outubro Rosa é lançada na Assembleia com a participação de Daniele Banzzatto, do conselho fiscal da Associação das Amigas da Mama.

Campanha Outubro Rosa é lançada na Assembleia com a participação de Daniele Banzzatto, do conselho fiscal da Associação das Amigas da Mama.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Campanha Outubro Rosa é lançada na Assembleia com a participação de Daniele Banzzatto, do conselho fiscal da Associação das Amigas da Mama.

Para marcar as atividades do Outubro Rosa, mês dedicado às ações preventivas relativas à saúde da mulher, como o câncer de mama e de colo do útero, conforme a lei 16.935/2011, o horário do Grande Expediente desta quarta-feira (5) da Assembleia Legislativa do Paraná teve a participação de voluntárias da Associação Amigas da Mama, que atua desde 2001 no auxílio a pacientes. Daniele Banzzatto, advogada, voluntária e integrante do conselho fiscal da entidade, usou a tribuna a convite da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), que é a autora da lei estadual.  Mara Lima também protocolou nesta segunda  um projeto de lei que pretende instituir diretrizes para que o Governo do Estado crie um fundo específico para prevenção e tratamento do câncer, como explica.

(Sonora)

Daniele Banzzatto explicou aos deputados como é o trabalho da Amigas da Mama, ressaltando o lema da instituição de que “prevenir é agir e agir é viver”. Ela disse que, em função da pandemia de covid-19, caiu o número de atendimentos na Associação ano passado e que as consequências podem ser a descoberta da doença em estágios avançados.

(Sonora)

 A deputada Cantora Mara Lima, que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa, diz que muitas mulheres ainda têm pouco acesso à informação e não sabem dos direitos que têm em relação ao tratamento.

Daniele também lembrou  que na associação Amigas da Mama, as mulheres contam com  suporte, apoio psicológico, doações de próteses externas até que a paciente faça a reconstrução, meditação, drenagem linfática, doação de lenços, empréstimos de perucas, mobilização e campanhas, como as ações do Outubro Rosa.

 A Secretaria estadual da Saúde estima que neste ano, no Paraná, devam ser registrados mais 3.470 novos casos de câncer de mama e 990 novos diagnósticos de câncer do colo do útero. O câncer de mama é um dos mais comuns em mulheres e é causado pela multiplicação anormal de células, que formam um tumor, podendo ainda invadir outros órgãos. O de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente e corresponde à quarta causa de mortes pela doença no Brasil. Os exames preventivos podem ser feitos de graça na rede pública de saúde. No estado, são realizados cerca de 100 mil exames por mês. Durante o Outubro Rosa, essa oferta triplica, chegando a 300 mil.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação