Novo modelo de concessão de pedágios será discutido na sexta-feira com a população de Apucarana

25/02/2021 11h20 | por Trajano Budola
Podcast Audiência pública promovida pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná acontece nesta sexta-feira (26) em Apucarana

Audiência pública promovida pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná acontece nesta sexta-feira (26) em ApucaranaCréditos: Dálie Felberg/Alep

Audiência pública promovida pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná acontece nesta sexta-feira (26) em Apucarana

A população de Apucarana vai discutira na manhã desta sexta-feira (26), com a Frente Parlamentar Sobre os Pedágios, da Assembleia Legislativa do Paraná, o novo modelo de concessão das rodovias paranaenses, proposto pelo Governo Federal. O evento vai reunir moradores, lideranças regionais e representantes do setor produtivo. A audiência pública começa às nove horas, no Anfiteatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Para o coordenador da frente parlamentar, deputado Arilson Chiorato (PT), o objetivo dos encontros, que estão sendo promovidos em todas as regiões do estado, é ouvir as expectativas da sociedade sobre o modelo que vai ser adotado para o pedágio pelos próximos 30 anos.

Chiorato reforça que a proposta federal tem pontos questionáveis, como a previsão de instalação de novas praças, o degrau tarifário e o formato de contrato de outorga. Os deputados cobram que seja adotada a cobrança de tarifa por menor preço. A Frente Parlamentar já realizou audiências em Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Cornélio Procópio, Guarapuava e Francisco Beltrão.

Segundo o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) os paranaenses já demonstraram contrariedade ao modelo que está sendo proposto e deve ser iniciado após a nova concorrência, assim que se encerrarem os contratos atuais, em novembro. Ele pede que a população se mobilize contra a taxa de outorga, que em sua opinião vai funcionar como um novo tributo, além de cobrar mais transparência ano processo.

Os atuais contratos de concessão dos 2.500 quilômetros do Anel de Integração se encerram em novembro e as novas licitações estão previstas para este ano. Ao todo, o Ministério da Infraestrutura planeja conceder 3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais divididos em seis lotes com 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente.

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