Punição mais rigorosa para torcedor e clubes de futebol é aprovada

19/04/2021 17h15 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Projeto que pune atos racistas e homofóbicos em estádio de futebol é aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.

Projeto que pune atos racistas e homofóbicos em estádio de futebol é aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Projeto que pune atos racistas e homofóbicos em estádio de futebol é aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.

Torcedores e dirigentes de clubes que cometerem racismo poderão ser punidos com mais rigor no Paraná. Atos de intolerância racial, étnica, religiosa e de xenofobia praticados nos estádios, e em um raio de até cinco quilômetros dos locais dos jogos de futebol, estarão sujeitos a sanções que reforçam a Lei Federal nº 7716/1989, impondo multas individuais e perda de incentivos fiscais aos clubes. O projeto de lei do deputado Paulo Litro (PSDB), foi aprovado em segundo turno de votação na sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná na sessão desta segunda-feira (19).

 Três alterações foram sugeridas pelos deputados Michele Caputo (PSDB) e Do Carmo (PSL), por meio de emendas, incluindo  o crime de injúria racial, bem como a sua tipificação; e prevê a punição também a qualquer ato de homofobia. Caputo comentou a alteração também aprovada nesta segunda-feira.

(Sobe som))

 Pela proposta a punição aos infratores poderá ir de uma advertência a multas no valor de 50 Unidades Padrão Fiscal do Paraná — UPF/PR; e de 200 UPF/PR, em caso de reincidência na infração;

 Ao clube responsabilizado também caberá uma advertência e multa de 500 UPF/PR e de 1000 UPF/PR em caso de reincidências.

Neste mês de abril o valor de uma UPF, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, é de R$ 112,15.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação