Saiba o que foi notícia na Assembleia nesta segunda

17/02/2020 18h36 | por Cláudia Ribeiro
Podcast O horário do grande expediente da sessão foi utilizado para a apresentação do Projeto de Irrigação Noroeste.

O horário do grande expediente da sessão foi utilizado para a apresentação do Projeto de Irrigação Noroeste.Créditos: Orlando Kissner

O horário do grande expediente da sessão foi utilizado para a apresentação do Projeto de Irrigação Noroeste.

Um pedreiro de 57 anos da Lapa, na região metropolitana de Curitiba, é o primeiro paciente do Paraná a passar por um transplante de pulmão. A cirurgia, que durou 5h30, foi realizada no dia 17 de dezembro do ano passado, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, também na grande Curitiba. E nesta segunda-feira, exatamente dois meses depois da cirurgia, o deputado Michele Caputo (PSDB), fez uma homenagem a Frederico Barth, cirurgião e responsável técnico do Serviço de Transplante Pulmonar do hospital. Foi no início da sessão plenária. O médico lembrou que foram três anos de preparação para a realização do procedimento de alta complexidade.

(Sonora)

O deputado Michele Caputo reforçou a importância da doação de órgãos, em um momento em que o número de doadores teve uma redução no país.

(Sonora)

(Sobe som)

Também no início da sessão, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Casa, convidou dois especialistas em irrigação para participarem do Grande Expediente. O objetivo foi explicar a importância de desburocratizar os trâmites para liberar a prática da irrigação para o desenvolvimento da região Noroeste do Paraná, como já ocorreu no interior de São Paulo, como explicou a engenheira Priscila Silvério Sleutjes, membro titular da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e membro titular da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

(Sonora)

O Brasil e o Paraná ainda estão abaixo da média mundial em áreas irrigadas. Enquanto no mundo o índice é de 40%, no Paraná é de em torno de 1,6%. No Brasil está em 7,7%. Os dados são do governo estadual.

Há mais de 10 anos trabalhando na articulação de políticas públicas ligadas a agricultura irrigada, recursos hídricos e meio ambiente, a engenheira Priscila Silvério Sleutjes recebeu uma menção honrosa, proposta pelo deputado Romanelli, pelo trabalho que ela tem desenvolvido.

(Sobe som)

Em seguida, os deputados votaram os projetos de lei da Ordem do Dia. Entre eles, foi aprovada em primeiro turno, a proposta da deputada Cantora Mara Lima (PSD), que cria o aplicativo “Salve Maria”.

 O objetivo do projeto é criar uma ferramenta de proteção às mulheres vítimas de violência. De acordo com o texto, com o aplicativo em mãos, será possível a população e as próprias vítimas enviarem denúncias.

 As mensagens serão encaminhadas através de um canal seguro e recebidas por um servidor público que aciona as autoridades para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Ainda segundo o projeto, a proposta vai atender a mulheres que possuem medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário, que estão em situação de ameaça ao descumprimento pelo agressor, ou que estiverem em situação de iminente agressão. 

(sobe som)

Mais cedo, os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), começaram a analisar as primeiras propostas do governo do estado do ano de 2020, entre elas, a que estabelece o videomonitoramento de obras públicas e a que propõe a renegociação de dívidas dos mutuários da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O videomonitoramento de obras com recursos do Estado, por exemplo, é uma iniciativa para acompanhar e fiscalizar as obras públicas, evitando prejuízos aos cofres públicos. Qualquer pessoa com acesso à internet poderá verificar, em tempo real, a execução dos empreendimentos.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação