TRE-PR promove seminário para discutir igualdade racial na política

17/03/2023 12h04 | por Cláudia Ribeiro
Podcast

Créditos: Arte: TRE/PR

A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) realiza nesta terça-feira (21) o Seminário “Caminhos para a Igualdade Racial na Política”. O evento ocorre no auditório do edifício do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), das 13h às 20h30. A inscrição pode ser feita pelo site do TER-PR (https://www.tre-pr.jus.br/). O objetivo é debater com a sociedade e com representantes de partidos políticos a necessidade de tornar o acesso à política cada vez mais inclusivo.

De acordo com o TER-PR, o evento vai debater a questão da igualdade racial nas esferas políticas e eleitoral. Por isso, vai contar com a participação de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Ordem dos Advogados do Brasil secção Paraná (OAB-PR), entidades ligadas à promoção da igualdade racial e servidores do TRE-PR, além de políticos eleitos.

O Diretor Executivo da Escola Judiciária, Thiago Paiva dos Santos, explica que a intenção é chamar a atenção para necessidade de promoção de igualdade racial.

(Sonora)

As primeiras palestras do seminário terão como temas o “Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial” e “Há democracia em um Estado estruturalmente racista?”. Em seguida, serão debatidos os temas “Uso do Fundo Partidário na promoção da igualdade racial” e "Vivências da questão racial na perspectiva das mulheres".

Já a palestra “Inovações legislativas e questões controversas” visa investigar a proposta de alternativas para as questões levantadas. Também serão discutidos assuntos como a “Autodeclaração de raça x heteroidentificação” e as “Perspectivas e Propostas para a promoção da igualdade racial no âmbito partidário”. Por fim, ocorrerão miniconferências sobre os “Caminhos para a igualdade racial na política na perspectiva dos jovens” e “A promoção da igualdade racial pautada em evidências".

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação