Site de A a Z ///
Siga-nos:

Delegado Francischini

Partido: PSL

Localização do Gabinete: 7º andar - sala 701 (prédio dos gabinetes)

Telefone(s): (41) 3350-4286

Biografia

Nascido em Londrina em 1970, casado, pai de quatro filhos, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Fernando Francischini é delegado licenciado da Polícia Federal, deputado estadual e presidente da Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia Legislativa do Paraná. Numa trajetória de muito trabalho e conquistas, ele já foi Oficial do Exército Brasileiro, e da Polícia Militar do Paraná, onde comandou a RONE (atualmente, BOPE) e a Companhia de Operações Especiais (COE).

Francischini foi o primeiro colocado nacional nos cursos de formação de agente e também de delegado de Polícia Federal em Brasília. Em 20 anos de PF, ele coordenou as prisões de megatraficantes como Fernandinho Beira-Mar e o colombiano Juan Carlo Abadia, e ainda, do contrabandista Law Kin Chong.

Ainda na área de Segurança, Francischini ocupou o cargo de chefe do Setor de Análise de Informações sobre Drogas e Terrorismo da INTERPOL, e Departamento de Polícia Federal, em Brasília. Foi também chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais e chefe do Serviço Regional Sul da Coordenação de Operações Especiais de Fronteiras e Departamento de Polícia Federal, em Curitiba. Francischini também chefiou a delegacia de Repressão à Entorpecentes, Polícia Federal, em São Paulo.

Entre 2008 e 2010, na Secretaria Antidrogas de Curitiba, Francischini foi responsável por programas de prevenção ao uso de drogas e de recuperação de crianças e jovens dependentes químicos.

O delegado Francischini também cumpriu dois mandados como deputado federal, e foi um dos mais votados do Paraná. No primeiro, foi eleito com 130 mil votos e, no segundo, com 160 mil. Na Câmara dos Deputados teve intensa atuação tanto na proposição de leis para a institucionalização das normas e instrumentos para o combate de organizações criminosas, como de fiscalização e controle dos Poderes da República e dos atos do governo federal.

Em 2014, licenciado do mandato de deputado federal, foi nomeado Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná.

Nas eleições de 2018, foi o deputado estadual mais votado na história do Estado com quase meio milhão de votos, e ainda conquistou o Prêmio Congresso em Foco 2018 como o melhor deputado.  Ele é pai de Felipe Francischini, o segundo deputado federal mais votado pelo estado em 2018.

Como membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Fernando Francischini é defensor da família e de pessoas com deficiência.