Couto Pereira
O major Antônio Couto Pereira nasceu no dia 23 de janeiro de 1896, em Baturité, Ceará. Era filho de Lindolpho Pereira de Lima e de Francisca Couto Pereira.
Estudou o primário na cidade natal e o secundário no Colégio Militar de Fortaleza.
Colaborou em jornais e revistas de Curitiba, onde fixou residência. Sua colaboração versou sobre política, biografias, noticiários, entre outros.
Desde sua chegada a Curitiba, dedicou-se ao comércio como chefe da empresa A. Couto & Cia. Desenvolveu a atividade política e tomou parte dela, desempenhando papel de destaque no desencadeamento da revolução de 1930. Foi elemento de ligação entre o general Plínio Tourinho e Getúlio Vargas, momento em que ganhou a patente de major.
Por sua atuação no desporto paranaense, recebeu o título de membro benemérito.
Exerceu cargos na diretoria do Coritiba Futebol Clube por 28 anos, dos quais 17 foram na presidência. É seu grande benemérito e patrono nº2. Foi Couto Pereira quem criou o escudo do clube do Alto da Glória e construiu o estádio "Belfort Duarte", que hoje leva seu nome.
Foi eleito deputado da Assembleia Constituinte do Paraná. Foi autor da emenda à Constituição que isenta de impostos todas as sociedades esportivas do Estado.
Couto Pereira faleceu em 12 de dezembro de 1976.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação