Joaquim Miró

Joaquim Miró nasceu no dia 14 de abril de 1870, em Paranaguá (PR). Era filho do comendador Manoel Miró e de Irimina Guimarães Miró.
Iniciou os estudos em Buenos Aires (AR), onde seu pai exercia atividade industrial. Já em Curitiba, fez o primário no Colégio São José sob a direção do professor José Cupertino da Silva Costa. Cursou humanidades no Partenon Paranaense e no Instituto Paranaense. Quando aluno do Instituto Paranaense, presidiu o Grêmio Literário "Dr. Pedrosa".
Em 1889 ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se diplomou em Ciências Jurídicas e Sociais. Colou grau no dia 19 de dezembro de 1894, após ter estudado dois anos de curso na Faculdade Livre de Direito do Rio.
Quando cursava o quinto ano da Faculdade foi nomeado promotor público de Paranaguá. Em julho de 1894, removeram-no para Curitiba.
Exerceu posteriormente os cargos de: procurador fiscal do Estado, inspetor escolar da Capital, sem remuneração; comissário fiscal de exames de preparatórios; deputado em várias legislaturas, ocasião em que lutou pelo progresso e desenvolvimento da instrução primária. Foi juiz seccional substituto; procurador fiscal, por 22 anos, quando defendeu ardorosamente os diretos do Estado; consultor jurídico do Estado; professor da Faculdade de Direito do Paraná; juiz de Direito mediante concurso, em que foi classificado em 1º lugar.
Fez parte da Ordem dos Advogados do Paraná, da qual foi um dos seus diretores. Colaborou em diversos regulamentos do Estado, como por exemplo, o que rege a taxa judiciária.
Faleceu em julho de 1950.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação