Rutílio Ribas
Rutílio de Sá Ribas era filho de Antônio de Sá Ribas e de Maria Josepha de Sá Ribas. Nasceu no dia 2 de agosto em Palmas (PR).
Começou os estudos ainda em Palmas, prosseguindo-os em Curitiba. Em São Paulo concluiu o curso de humanidades, que compreendia a cultura geral.
De volta a Palmas, dedicou-se à pecuária juntamente com o pai. Depois de casado, arrendou parte da fazendo de seu sogro. Dentro de pouco tempo se tornou proprietário da fazenda Estância Nova.
Em 1912 iniciou a carreira política. Foi eleito vereador e, em seguida, presidente da Câmara Municipal de Palmas. Em pouco tempo, Rutílio saldou a dívida do município, bem como assinou o contrato para a instalação da luz na sede do município.
Foi eleito e reeleito deputado estadual em várias legislaturas.
Dentre os benefícios realizados à população local está a construção de um grupo escolar e a ponte sobre o rio Jangada. Ao final do mandato, Rutílio deixou a política, porém, não por muito tempo.
Por insistências de amigos, acabou aceitando a presidência do Partido Republicano de Palmas. Ao lado dos prefeitos de São Mateus e União da Vitória, Astolpho Macedo de Souza e Domingos Maciel, respectivamente, lutou pela construção da estrada de rodagem Curitiba-Lapa-São Mateus-União da Vitória, que se tornou realidade.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação