Waldyr Pugliesi
www.waldyrpugliesi.com.br
O deputado Waldyr Pugliesi conquistou na última eleição 66.513 votos e chegou ao seu nono mandato como líder público e o terceiro na Assembléia Legislativa do Paraná. Natural de Monte Alto (SP), Waldyr Pugliesi é formado em Odontologia pela Universidade de Uberaba (MG) e chegou em Arapongas, no Norte do Paraná no final da década de 1950.

A trajetória política de Waldyr Pugliesi está diretamente ligada aos ideais de esquerda e aos princípios de liberdade e respeito defendidos pelo PMDB, desde o início de sua formação. O deputado é um dos fundadores, em meados da década de 1960, do MDB no Paraná e em Arapongas, no Norte do Estado. O deputado sempre permaneceu fiel ao partido nos mais de 40 anos de vida pública.

O MDB Velho de Guerra ficou conhecido pela resistência popular durante os anos de chumbo da ditadura militar brasileira. Nos mais de 20 anos de regime ditatorial (1965 a 1985), o partido defendeu o retorno à democracia, motivo que levou muitos de seus membros à prisão e até mesmo ao exílio do país. Waldyr Pugliesi foi o último presidente do MDB, extinto em 1979, e primeiro presidente do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

Em 1963 Waldyr Pugliesi iniciou seu primeiro mandato como vereador por Arapongas, cargo ao qual foi reeleito em 1968, como integrante de Câmara Municipal mais votado do Paraná. O deputado assumiu, em 1973, pela primeira vez a prefeitura de Arapongas.
Waldyr Pugliesi chegou ao primeiro mandato na Assembléia Legislativa nas eleições de 1979, retornado à prefeitura de Arapongas ao término da legislatura, em 1983. Em 1987 o representante das regiões Norte e Noroeste do Paraná entrou para a história ao se eleger deputado federal e participar da elaboração da nova Constituição Federal, após o término da ditadura militar.

Nas eleições de 1992, Waldyr Pugliesi conquistou seu terceiro mandato como prefeito de Arapongas. Em 1999 retornou à Curitiba como deputado estadual e em 2001 assumiu a Liderança das Oposições na Assembléia Legislativa, participando ativamente na aprovação do projeto de iniciativa popular que impediu a venda da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).

Em 2003 Waldyr Pugliesi aceitou o convite do governador Roberto Requião e assumiu a Secretaria dos Transportes do Paraná, realizando uma das melhores gestões da pasta. Em pouco mais de três anos e meio, o deputado executou um plano de ação que resultou na reconstrução de cinco mil quilômetros de rodovias estaduais.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Waldyr Pugliesi
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação