Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

<< Voltar ///

Informativo do dia 17/06/2016

Jornalista responsável: Rossano Ribas

Boletim de Notícias da Assembleia Legislativa do Paraná - N. 75Curitiba, 17 de Junho de 2016

Guto Silva, que literalmente já viajou o mundo, é o personagem do "Política e Viola"

Pedro de Oliveira/Alep

O programa vai ao ar todos os sábados, às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprise nos domingos e nas quintas, ao meio-dia. “Politica e Viola” com Guto Silva também pode ser visto pelo site da Assembleia Legislativa

O deputado Guto Silva (PSD) é filho de um jogador de futebol profissional, Rafael Silva, que jogou em times como o São Paulo, e chegou a pensar seriamente em seguir a mesma carreira do pai. Essa e outras revelações surpreendentes estarão no programa “Política & Viola” que vai ao ar neste sábado (18), às 21h30, apresentado na TV Assembleia pelo cantor sertanejo Willian. Guto conta que se preparou por seis meses para estrear no futebol. Treinou, garantiu um ótimo preparo físico, se paramentou com uniforme, chuteiras e tudo o que tinha direito para a estreia no juvenil de Pato Branco. O pai foi assistir escondido, a partida do filho mais velho, candidato a herdeiro das tradições atléticas da família. No domingo, no tradicional almoço da família, o pai de Guto, com discrição característica, disse: - Meu filho, você sabe, eu não sou de dar conselhos para ninguém. Mas, no seu caso, vou abrir uma exceção: vai estudar! A carreira futebolística de Guto terminou ali.

Leia + | Fotos | Videos |

O curioso universo das orquídeas é apresentado durante curso na Assembleia

Pedro de Oliveira/Alep

Aspectos notadamente práticos ligados ao plantio e aos cuidados com as plantas foram depois desdobrados pelo professor Pablo, em tópicos que trataram da reprodução das orquídeas e do controle e combate das pragas e doenças

O fascinante e pitoresco mundo das orquídeas começou a ser descortinado para dezenas de interessados na sexta (17), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, durante o curso “Cuidados com as Orquídeas”, ministrado pelo pesquisador e orquidófilo Juan Pablo Heller. O curso, gratuito e aberto a servidores e membros da comunidade, foi precedido, no dia da véspera e também durante a sua realização, por uma exposição com diversas e diferentes espécies da planta, que embelezaram e perfumaram o Espaço Cultural do Legislativo. Os participantes puderam conhecer muitas das lendas e mitos que versam sobre o aparecimento das orquídeas, aprenderam o significado do nome da planta e foram apresentados à família “Orchidaceae” – a segunda maior família do reino vegetal, com suas mais de 30 mil espécies, divididas em mais de 1.800 gêneros. “Isto sem contar uma quantidade incalculável de híbridos, obtidos através de cruzamentos naturais”, destacou Pablo Heller.

Leia + | Fotos |

Trabalho da Corregedoria é o tema do programa "Espaço da Cidadania" desta sexta-feira

Dálie Felberg/Alep

O programa “Espaço da Cidadania” vai ao ar nesta sexta-feira (17), às 21h30, pela TV Assembleia, no canal 16 da NET. A entrevista também pode ser assistida na íntegra pelo site da Assembleia Legislativa do Paraná

No programa “Espaço da Cidadania” desta sexta-feira (17), às 21h30, a jornalista Simone Giacometti entrevista o chefe da Coordenadoria de Corregedoria do Estado, Jamil Abdanur Júnior. Uma das quatro áreas de atuação da Controladoria Geral do Estado, a Corregedoria trabalha na investigação e punição dos servidores públicos que tenham cometido irregularidades. “Nós atuamos diretamente nos processos de ordem disciplinar, que envolvem servidores públicos estaduais do Poder Executivo, tanto da administração direta como da administração indireta. São procedimentos de caráter preventivo e de natureza corretiva”, explica o entrevistado. Com menos de três anos na atual formatação, a Corregedoria vem ampliando a atuação no interior do estado e está mais próxima dos locais de exercício das funções dos servidores públicos. No ano passado, foram instaurados 750 processos de sindicância e mais de 300 processos administrativos disciplinares.

Leia + |

Os "3 minutos com o Deputado" vão mostrar o lado jardineiro de Tadeu Veneri

Laura Ling/Alep

Com uma linguagem informal e despojada, a série de vídeos é produzida com a finalidade de mostrar o dia a dia dos deputados fora do Parlamento. O cidadão descobre aspectos que fogem à rotina dos deputados e pouco conhecidos pela população

Quem foi que disse que para cultivar flores é preciso ter muito tempo? O deputado Tadeu Veneri (PT) é a prova de que mesmo em meio à correria do dia a dia é possível dedicar alguns minutinhos, mesmo que seja à noite, às belas flores de um jardim. "Eu moro em casa e nos horários que tenho disponíveis a minha distração é mexer com jardim. É uma tarefa que leva tempo, mas o legal é ver as espécies evoluírem". A curiosidade sobre a sua rotina extraparlamentar foi contada à série "3 minutos com o Deputado" desta semana, onde Veneri também revelou que é viciado em livros. "A literatura me dá uma satisfação imensa de ler e conhecer todas as coisas, principalmente as latino-americanas". Durante a entrevista o deputado também dá dicas de livros e músicas. Essas e outras dicas você confere no vídeo que já está disponível no site e no Facebook da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Não deixe de conferir!

Leia + | Videos | Redes

Edital de concorrência para elaboração de projeto de engenharia da PR-239 é publicado

Pedro de Oliveira/Alep

“Quando prefeito, nós conseguimos a conclusão da readequação da estrada que estava paralisada há anos, hoje como deputado me senti na obrigação de buscar a viabilização desse importante trecho de rodovia”, declarou Schiavinato (PP)

O deputado Schiavinato (PP) enviou nesta semana, um ofício para as Cooperativas da região Oeste informando sobre a publicação do edital referente à PR-239. O edital 58/2015 publicado pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) no dia 13 de junho de 2016, traz como objeto a elaboração do Projeto Executivo de Engenharia para pavimentação da Rodovia PR-239. Serão inicialmente contratados os projetos para 9,66 quilômetros de pavimentação asfáltica, entre a PR-317 no distrito de Bragantina em Assis Chateaubriand e o entroncamento da PR-187. A contratação da elaboração do projeto está orçada em R$ 505.741,63. Segundo o deputado, o asfalto é uma antiga reivindicação das pessoas que por ali transitam e que sofrem há anos com a poeira e com a dificuldade no transporte. Além disso, os constantes investimentos privados e a alta produtividade da região tornam esse trecho uma via estratégica da região Oeste e para o escoamento da safra.

Projeto apresentado na Assembleia quer incentivar a adoção de crianças e adolescentes

Pedro de Oliveira/Alep

"Esta situação precisa ser modificada porque a chamada adoção tardia, evita que muitas crianças sejam condenadas a passar toda infância e adolescência, privados do convívio de uma família", disse Nereu Moura (PMDB)

O deputado Nereu Moura (PMDB), quer incentivar a adoção de crianças e adolescentes no Paraná. O parlamentar apresentou na Assembleia, o projeto de lei nº 258/2016, que institui no Calendário Oficial de Eventos a Semana Estadual de Incentivo à Adoção, a ser realizada na semana do dia 25 de maio, Dia Nacional da Adoção. A intenção é conscientizar a sociedade de que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado por uma família. Nereu Moura busca estimular a adoção legal e humanizada, principalmente adoções tardias, inter-raciais, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais. O instituto da adoção ainda hoje, mesmo após os recentes aperfeiçoamentos legislativos, está longe de atender as necessidades de crianças e jovens que precisam de uma família substituta. Estatísticas oficiais apontam que apenas 3% dos inscritos no cadastro de adotantes aceitam receber crianças maiores de três anos, destaca Nereu Moura.

Leia + |

 

 


Notícias mais lidas

Destaques