Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

22/07/2019 às 17h57 > atualizado em 22/07/2019 às 18h08

Bernardo Ribas Carli deixou saudades e um importante legado

Por Nádia Fontana

Há um ano o Paraná perdia o deputado estadual Bernardo Guimarães Ribas Carli, uma das mais jovens lideranças que já atuaram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A ausência do parlamentar, homenageado pela Casa de Leis com um espaço que leva seu nome, criou uma lacuna eterna no Poder Legislativo e deixou muitas saudades.

O “Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli” é um tributo à sua memória e obra, inspirando a todos a dar continuidade à tarefa de construir um Paraná cada vez melhor. “A inauguração deste Espaço”, disse o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia, no final do ano passado, “faz justiça a um jovem que escreveu uma história maravilhosa, com uma alegria que contagiava as pessoas, encarnando o sentimento da sua cidade (Guarapuava) e da sua região, que ele defendeu de forma intransigente e para a qual deixou um legado de obras e realizações, apesar de sua trajetória tão curta na vida pública”. “Ele aproveitou da melhor forma o seu tempo como deputado. Fez parte das Comissões mais importantes e criou leis de grande alcance social”, afirmou ainda.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Alep, também destacou na ocasião o trabalho do parlamentar: “Lutou muito pelo curso de Medicina na Unicentro. O que vivemos com o Bernardo neste Plenário foi o comportamento de um jovem idealista, leal, de uma só palavra. E tratava todos com absoluta generosidade. Fica a imensa saudade”. “Pessoa carismática, acessível. A vida do nosso amigo foi muito curta, mas soube aproveitar fazendo o bem, cumprindo a sua missão. Momento de refletirmos para aproveitarmos o nosso tempo, semeando coisas boas”, complementou naquele momento o deputado Gilson de Souza (PSC), segundo-secretário da Assembleia.

Tragédia – O deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, nos deixou muito cedo, aos 32 anos, vítima de um trágico acidente de avião. Era domingo e ele viajava para União da Vitória para fazer o que mais gostava: conversar com os paranaenses. Os amigos e familiares lembram que ele estava sempre sorridente, determinado, e tinha como objetivo melhorar as condições de vida da população. Suas grandes bandeiras, a construção do Hospital Regional do Centro-Oeste e a implantação do curso de Medicina em Guarapuava, sua cidade natal, hoje já viraram realidade.

Mas, seu trabalho parlamentar era muito maior. Projetos, propostas e ações sobre inúmeros temas foram defendidos e implementados por Bernardo, que aos 26 anos ocupou pela primeira vez uma das cadeiras da Assembleia. Ele nos deixou um legado com a marca do jovem sonhador, de coração grande, que no dia a dia comprovava vocação para a vida pública. O interesse pela política despertou ainda na infância, pela convivência com o pai, Fernando Ribas Carli, que foi prefeito de Guarapuava, deputado federal, deputado estadual e chefe da Casa Civil do Paraná. E, ao compartilhar com a mãe, Ana Rita, de família com longa tradição na vida pública, o desejo de promover ações que melhorassem a vida da população.

Diálogo – Na Assembleia, o parlamentar foi membro de várias Comissões técnicas permanentes da Casa – incluindo a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) – e sempre mostrou interesse em lutar por melhorias para diversos setores da vida pública. Assim, durante os sete anos que exerceu seus dois mandatos atuou como presidente da Comissão de Esportes e foi coordenador da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica.

Em todos os momentos procurava fomentar o debate, buscando a melhor solução para a sociedade. Isto sempre ficava bem evidente em seus pronunciamentos e decisões. Numa das inúmeras reuniões da Comissão de Esportes, que promoveu na ALEP, e que aconteceu em 13 de maio de 2015, o deputado Bernardo Carli, frisou que o objetivo do trabalho era estabelecer um grande diálogo com os paranaenses em torno de projetos e ações que estimulassem o desenvolvimento das mais diversas modalidades esportivas. Na ocasião a comissão discutia projetos para maior apoio ao skate e para garantir acessibilidade nos estádios.

Inclusão – “As pessoas que estão ligadas aos esportes podem contribuir com nosso trabalho. O esporte promove a inclusão social, melhora a qualidade de vida”, destacou naquele momento. “Temos como missão debater, orientar, apoiar e fiscalizar a atuação do poder público estadual no que se refere à elaboração e execução de políticas públicas voltadas à prática esportiva. Poderemos, assim, colaborar com o fortalecimento e a ampliação das medidas direcionadas a esta área,” acrescentou.

Destacou-se, também, por participar como membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Móvel, da Comissão Parlamentar de Inquérito do Pedágio e da Comissão Parlamentar de Inquérito da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná. Integrava ainda o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar e o Bloco Parlamentar Digital.

Confira a seguir um breve currículo do deputado Bernardo Ribas Carli:

2009 - Após graduar-se em Administração de Empresas, iniciou sua trajetória política, filiando-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). 

2010 - Lançou-se candidato a deputado estadual pelo PSDB, oportunidade em que obteve 33.645 votos, o que o posicionou como 2º suplente de sua coligação.

2011 - Assumiu o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa em 4 de abril, em virtude da ordem de convocação dos suplentes.

2012 – Passa a integrar as Comissões Permanentes da ALEP, entre elas a Comissão de Turismo. Também faz parte da Comissão Especial criada para tratar de assuntos relacionados ao Museu de Geologia e Paleontologia do Parque Estadual de Vila Velha, na região dos Campos Gerais; e da Frente Parlamentar da Silvicultura

2013 - Foi definitivamente empossado no dia 16 de julho.

2014 - Nas eleições, como candidato do PSDB, foi reeleito com 55.481 votos.

2015 – Toma posse durante sessão preparatória realizada no dia 1º de fevereiro, passando a exercer seu segundo mandato.

2016 - O PSDB se torna a maior bancada da ALEP.  E, inicia o ano destacando os progressos na pavimentação da PR-459, entre Reserva do Iguaçu e Pinhão, na região de Guarapuava.

2017 - Como presidente da Comissão de Esportes coordena audiências e reuniões sobre inúmeros temas. Em julho, ao visitar as obras do Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava, comemora o andamento da construção, que já estava com 50% do cronograma concluído.

2018 - Faleceu em 22 de julho de 2018, em um trágico acidente de avião, no município de Paula Freitas, cumprindo compromissos políticos e deixando uma lacuna difícil de ser preenchida na política paranaense.

Homenagem – O “Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli” está localizado no segundo andar do prédio da administração da Assembleia, no Centro Cívico, em Curitiba, no hall que dá acesso a Sala da Presidência. O espaço, onde está um busto assinado por Henrique Hülse, escultor retratista, expressa e perpetua o reconhecimento, a gratidão e a história desse jovem político exemplar, que construiu breve e promissora carreira. No painel uma frase proferida pelo parlamentar em seu primeiro pronunciamento no Plenário chama a atenção: “É do sonho que nasce a luta. E o melhor guerreiro é o que sonha mais”.

Livro – Um livro narrando a trajetória política e momentos da vida pessoal do deputado Bernardo Ribas Carli, foi produzido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa. A publicação compila depoimentos dos pais do guarapuavano e de como se deu o envolvimento dele com a vida pública. O exemplar foi entregue aos deputados, familiares e amigos durante a inauguração do “Espaço Bernardo”, na Alep.

O livro traz a íntegra do primeiro discurso de Bernardo no Plenário da Alep, em 2011, as principais leis de sua autoria e os esforços empenhados pela construção do Hospital Regional de Guarapuava, posteriormente batizado com seu nome. Também estão registrados depoimentos de colegas parlamentares que conviveram com ele durante os dois mandatos que exerceu. Ainda o relato do pai sobre o interesse precoce do filho pela política, que com apenas oito anos de idade lhe perguntava frequentemente sobre a vida pública.

Missa – Nesta segunda-feira (22), às 19 horas, na Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, cidade natal do parlamentar, acontece uma missa que marca um ano de falecimento do deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli.