Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

23/08/2019 às 09h13 > atualizado em 23/08/2019 às 15h01

Do Parlamento Universitário para os gabinetes

Por Eduardo Santana / Alep

Um dos objetivos do Parlamento Universitário, projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia que promove a simulação de uma casa legislativa a estudantes universitários, é promover uma maior participação dos jovens na política. E hoje podemos dizer que o Parlamento Universitário atingiu efetivamente esse objetivo. Isso porque o estudante de Direito Paolo Fedrigo, de 20 anos, começou a atuar, neste mês de agosto, como assessor jurídico do gabinete do deputado Rodrigo Estacho (PV). “Tem sido uma ótima experiência”, revela.

Paolo cursa o sexto semestre do curso de Direito da Unicuritiba e foi um dos participantes da edição deste ano do Parlamento Universitário, realizado no último mês de julho na Assembleia. Durante o projeto, o estudante apresentou um projeto de lei que trata do fomento do agroturismo nos pequenos municípios do Paraná. O texto foi elogiado pelos coordenadores da Escola do Legislativo e acabou chegando às mãos do deputado Estacho.

“Ao ser questionado se apresentaria meu projeto para algum deputado, respondi de forma segura que só levaria esta demanda ao deputado Estacho, não só pela admiração que tenho por sua pessoa, mas porque sei que ele conhece das demandas dos ditos “colonos” do nosso estado. Agora toda a equipe do gabinete está aperfeiçoando o texto antes dele começar a tramitar.”, explica.

O nosso ex-deputado universitário conta que as realidades do Parlamento Universitário e do cotidiano de um gabinete parlamentar são bem distintas. “No Parlamento Universitário éramos parlamentares e como o tempo era curto, as coisas vinham prontas para trabalharmos. Aqui no gabinete estamos muito mais próximos dos tramites legislativos, dos outros departamentos da Casa e também de todo o processo político. Estou entendendo muito mais de como funciona toda a estrutura da Assembleia e dos outros poderes do Estado”, conta.

Dia a dia – Como integrante da equipe jurídica do gabinete do deputado Estacho, Paolo está lidando com uma área do Direito que nunca achou que ia trabalhar: o Direito Administrativo. “Como lidamos com muitos requerimentos, pedidos de informações e levantamento de dados de empresas estatais, de instituições públicas e de entidades privadas, trabalhamos muito com Direito Administrativo. Além disso, temos que nos aprofundar em legislações técnicas como a de saneamento e a de energia, por exemplo”, explica.

Cada dia mais inserido no universo parlamentar, Paolo conta que está aproveitando cada momento da nova fase profissional que está vivendo e afirma que a experiência no Parlamento Universitário será importante na sua atuação dentro do gabinete. "A participação no Parlamento Universitário foi uma experiência incrível. Tenho certeza que o conhecimento que adquiri durante o tempo em que estive aqui na Casa, como deputado universitário, será de grande valia na minha vida pessoal e profissional”, conclui.

Se você tem uma história bacana para compartilhar, fotos ou sugestões, fale com a gente entrenos@assembleia.pr.leg.br