Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

11/09/2019 às 10h53 > atualizado em 11/09/2019 às 11h08

Prevenção ao suicídio em debate no programa Assembleia no Ar

Por Bárbara Passos

Setembro Amarelo é a campanha que foca em ações voltadas para a saúde mental durante este mês inteiro.  Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos no Brasil. “Por isso, o Centro de Valorização à Vida (CVV) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se uniram para lançar conteúdos de conscientização de prevenção ao suicídio”, explicou o voluntário do CVV em Curitiba, Clóvis Sary, em entrevista ao programa Assembleia no Ar, da TV Assembleia.

Há quatro anos prestando atendimento na capital, Sary comentou ainda que são muitos os casos preocupantes em que ajudou, já que, anualmente, cerca de 5 mil pessoas procuram pelo CVV curitibano. “A maioria dos casos é resolvida por telefone, mas tem quem prefira contato visual, então, recebemos pessoas na própria sede do Centro de Valorização à Vida. É importante lembrar que tudo que é dito aos voluntários é sigiloso e uma boa conversa costuma ajudar muito quem sofre de depressão, ansiedade ou se sente aflito e triste”, detalhou.

O CVV de Curitiba foi fundado há mais de 40 anos, fica na Rua Carneiro Lobo nº35, no bairro Água Verde, e fica aberto para atendimento presencial das 8h às 18h. O telefone 188, para quem preferir ligar, funciona 24 horas. As duas formas não têm custo. “Não importa como a pessoa prefira fazer o atendimento, desde que procure por socorro”, finalizou o voluntário.

Mais detalhes sobre como é desenvolvido o trabalho do CVV, no programa Assembleia no Ar, que será exibido nesta quarta-feira (11), logo após a sessão plenária, na TV Assembleia. 

Prevenção – A campanha “Setembro Amarelo” é promovida em todo o Brasil desde 2014, numa iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Para o coordenador nacional da campanha, Dr. Antônio Geraldo da Silva, prevenir o suicídio é falar corretamente sobre o tratamento dos transtornos psiquiátricos: “Em 2019, trabalhamos com o conceito de que combater o estigma é salvar vidas. Tendo em vista a relação entre o óbito por suicídio e a presença de transtornos psiquiátricos, não podemos ignorar esta informação. O acompanhamento correto da doença mental de base é o primeiro passo para cessar a ideação e o comportamento suicida, que desaparece por completo após o tratamento adequado e multiprofissional”.

O programa - O Assembleia no Ar é um bate papo informal com entrevistados que abordam temas da atualidade, comportamento, cultura, dicas de saúde, projetos de educação e os mais variados assuntos. Produzido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) O programa também pode ser assistido no canal do Youtube da TV Assembleia, com link no site www.assembleia.pr.leg.br.

Notícias mais lidas

Destaques