Site de A a Z ///

05/06/2019 às 14h28

Tiago Amaral destaca instalação da Delegacia da Mulher em Arapongas

Por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Arapongas terá em breve um novo espaço para atender ocorrências referentes à violência contra a mulher. A confirmação aconteceu em uma reunião entre o prefeito da cidade, Sérgio Onofre, com o Secretário de Segurança Pública, Coronel Rômulo Marinho Soares, e que foi acompanhada pelo deputado Tiago Amaral (PSB). O município conta com estrutura e efetivo policial qualificado, restando apenas o decreto para a instalação, que depende do Governo do Paraná. O prefeito Sergio Onofre pretende inaugurar o novo espaço no dia 5 de julho quando o governador Ratinho Junior estará em Arapongas.

“O secretario assumiu recentemente e buscamos colocar para ele as demandas de Arapongas que nós já vínhamos tratando com o Governo na área de segurança”, comentou Tiago Amaral.

A necessidade de criar uma Delegacia da Mulher em Arapongas surgiu do número significativo de casos de violência contra a mulher no município. "Hoje, dos atendimentos realizados na delegacia de Arapongas, um terço são casos de violência contra a mulher. Precisamos de um espaço dedicado somente a esse tipo de ocorrência, para conseguir fazer um atendimento mais especifico", afirmou o prefeito.

Segundo dados da Policia Civil, existem 20 Delegacias da Mulher no Paraná. O objetivo dessas delegacias é o fortalecimento do atendimento policial especializado para mulheres que sofrem violência doméstica e familiar. Segundo informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) foi o quinto tribunal brasileiro que registrou maior número de novos casos de violência doméstica contra a mulher, com um total de 32.441 processos. O número indica que, por dia, a Justiça paranaense recebe uma média de 89 casos, ou ainda um novo processo a cada 16 minutos.

Cadeia pública – Reivindicação antiga, a construção da cadeia pública em Arapongas também esteve na pauta. Tiago Amaral e o prefeito explicaram que o projeto está pronto e já foi disponibilizado o terreno. A obra precisa de investimento de R$ 8 milhões. Localizada na área central da cidade, a cadeia atual tem capacidade para 36 presos, mas abriga 200.

Notícias mais lidas