Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

28/06/2019 às 16h45

TV Assembleia passa a transmitir e a gerar conteúdo em alta definição

Por Eduardo Santana

Desde a última segunda-feira (26), a TV Assembleia passou a transmitir toda sua grade de programação e a gerar conteúdo em alta definição (HD). Além da mudança na qualidade da geração da imagem, a emissora institucional da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) também renovou todo o seu parque tecnológico com objetivo de dar mais qualidade e visibilidade à atividade parlamentar. As mudanças fazem parte do compromisso da Mesa Executiva da Casa de ampliar e modernizar os canais de comunicação do Poder Legislativo com objetivo de estar mais próximo dos cidadãos paranaenses.

“Trata-se de uma profunda modernização que vai gerar maior qualidade nas transmissões televisivas realizadas pela TV Assembleia. Queremos a participação de todos os cidadãos nos debates e decisões que acontecem aqui e envolvem temas importantes para o Paraná. Com canais de comunicação mais modernos, estamos estimulando a participação de todos. Assim, a Assembleia está sempre de portas abertas para o cidadão”, afirmou o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB). “É mais um investimento nesta área para que a população acompanhe o trabalho dos deputados e participe mais da vida pública, fiscalizando e propondo soluções”, complementou a diretora de Comunicação da Assembleia, Kátia Chagas.

Equipamentos - O processo de modernização promoveu mudanças profundas no parque tecnológico da TV Assembleia. Foram adquiridas novas câmeras digitais, tripés, microfones, controle mestre, exibidores, ilhas e softwares de edição. Além disso, a emissora agora passa a contar com novos equipamentos de monitoração de sinais de áudio e vídeo, monitores multiview, cabos de fibra ótica e um moderno sistema de armazenamento de arquivos de áudio e vídeo. “Montamos uma nova TV inteira, um trabalho realizado em tempo reduzido. Somando-se a isso a questão de que fizemos a transição sem que a programação saísse do ar um minuto sequer”, explica o diretor da TV Assembleia, Fabrício Binder.

Câmeras robóticas - Além das câmeras de estúdio disponibilizadas, foram instaladas mais duas câmeras robóticas no plenário da Casa. No Plenarinho foram colocados três destes novos equipamentos e no Auditório Legislativo, sala onde acontecem as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça, outras três novas câmeras. “Além de permitir maior qualidade de sinal, essas novas câmeras proporcionam uma variedade de enquadramentos muito maior, permitindo acompanhar todos os detalhes dos eventos transmitidos ao vivo pela TV Assembleia”, complementa Binder.

Redes sociais - O primeiro reflexo da adoção da nova tecnologia se deu na qualidade das transmissões nas redes sociais da Assembleia. Sessões plenárias, audiências públicas, reuniões de comissões, sessões solenes e outros eventos da Casa são transmitidos ao vivo pelo Facebook, Youtube e Twitter oficiais do Poder Legislativo estadual.

Programação – A programação da TV Assembleia também vem passando por uma renovação. Novos programas como Café com Política e Política Total já estão no ar, e em breve novas atrações também serão incluídas na grade da emissora. Programas como o Economia em Debate; o Espaço da Cidadania; o Cursos e Concursos; o Boletim Assembleia; e a Coletiva do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná continuam na programação. Além disso, são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e cerimônias solenes. Minutos antes das sessões plenárias, são realizados links ao vivo das entrevistas dos repórteres com os deputados, participantes e homenageados.

A programação da TV Assembleia ainda pode ser assistida diariamente através do canal 16 da NET ou pelo canal do Youtube do Legislativo: https://www.youtube.com/user/TVSinalAssembleiaPR.