Site de A a Z ///
Siga-nos:
 

▶ Divulgação ///

<< Voltar ///

13/08/2019 - 14h14

Mais de 700 jovens no Plenário para mais uma edição do “Assembleia no Enem”

Por Cláudia Ribeiro

Eles vieram de colégios estaduais do Centro de Curitiba, dos bairros Xaxim, Água Verde, Capão Raso e até da cidade de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba e ocuparam cadeiras dos deputados, galerias, tribunas de honra. Mais de 700 estudantes preencheram todos os espaços do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na manhã desta terça-feira (13).    Tudo para assistir ao aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2019.  O aulão é uma das etapas do projeto “Assembleia no Enem”, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Alep, que inclui também 500 vídeoaulas que são transmitidas pela TV Assembleia e que estão disponíveis no canal do Youtube do Poder Legislativo. Também estão disponíveis, nas redes sociais da Assembleia, conteúdos inéditos e dicas importantes dadas pelo coordenador da ONG Instituto Educacional Eureka, parceira no projeto, o professor Marlus Geronasso.   Everson Martins Júnior e Victor de Souza, que marcaram presença no aulão, ministrado este ano por 27 professores do Eureka, não conheciam a Assembleia Legislativa.   Vindos do colégio da Polícia Militar, os estudantes do terceiro ano do ensino médio têm 17 anos e ambos já sabem o que querem do futuro. Serão bombeiros.  E os preparativos para isso incluem muito estudo.

(sonora)

Eles integraram o maior grupo entre os 700 estudantes que participaram da 4ª edição do projeto. E, segundo o capitão George Dal ‘Apria, subcomandante do Colégio da Polícia Militar, chefe da Divisão de Ensino e comandante do Corpo de Alunos da instituição, vieram de forma voluntária, o que significa que queriam mesmo estar no aulão.

(Sonora)   

Desde 2016, quando o projeto começou, passaram pelo Plenário da Assembleia Legislativa mais de 2500 estudantes. Na primeira edição, foram 1200 alunos, um acontecimento inédito no Brasil, como lembrou o professor Marlus, no início do aulão.

(Sonora)

Os deputados Professor Lemos (PT), Delegado Recalcatti (PSD), o presidente e 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputados Ademar Traiano (PSDB) e o primeiro secretário Luiz Cláudio Romanelli (PSB), passaram pelo Plenário e deixaram recados motivadores aos estudantes.

(Sonora)

Também teve redação e os alunos receberam dicas de como elaborar e abordar o tema proposto. Em 2016 aconteceu o primeiro concurso de redação para alunos da rede pública estadual de ensino. Na época, participaram cerca de 50 mil alunos de 14 a 19 anos, matriculados nas 132 escolas estaduais de Curitiba. Nos anos seguintes, o projeto foi sendo ampliado com a gravação de novas aulas e programas, a promoção de novos aulões e a elaboração de cartilhas de exercícios com questões específicas. Em 2018, foi a primeira vez que o aulão foi transmitido ao vivo pelo Facebook e pela TV Assembleia, com acompanhamento simultâneo em diversos colégios, por telões.

São oportunidades para os estudantes tirarem dúvidas, reforçarem os conteúdos aprendidos em sala de aula e, principalmente, conhecerem o método utilizado no exame nacional. E o capitão Dal ‘Apria acredita que vá muito além: para ele, uma forma de cidadania para os jovens.

(Sonora)

No Portal da Alep na internet, os alunos têm acesso a apostilas com diversos exercícios de provas anteriores do ENEM, inclusive a de 2017. É só acessar o site do programa “Assembleia no Enem”:  www.assembleia.pr.leg.br/assembleia_no_enem.