Submissão de artigos poderá ser feita até dia 05 de abril

20/11/2020 16:00 24/03/2024 01:57 Por Vanderson Luiz

A Revista do Legislativo Paranaense, publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, dentro da sua proposta de incentivar as práticas acadêmicas e a aproximação com a Casa de Leis, lançou um novo desafio. Nesta semana a publicação abriu a chamada de artigos para o dossiê “Políticas públicas para as cidades”, organizado pelos professores Alexsandro Eugênio Pereira, da Universidade Federal do Paraná, Lucas Mesquita e Ramon Blanco, ambos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

“A publicação do dossiê tem relevância acadêmica e prática, pois permitirá, sobretudo, o compartilhamento de experiências de formulação e implementação de políticas públicas nas cidades. As soluções políticas para os problemas das cidades podem ser encontradas na experiência de gestores públicos, que criaram e implementaram políticas específicas em suas cidades. Por isso, olhar a formação de redes internacionais de cidades é relevante, pois elas criam oportunidades para o compartilhamento de ideias, conhecimentos e políticas. Nesse sentido, o dossiê pretende reunir estudos sobre essas redes e sobre as experiências de formulação e implementação de políticas públicas desenvolvidas no âmbito das cidades brasileiras e de outros países da América do Sul”, explicou o professor Alexsandro Eugênio Pereira.

Serão aceitas pesquisas que abordem três temas: 1) políticas públicas das cidades, com ênfase sobre a formação e implementação de políticas nas áreas de educação, saúde, segurança pública e urbanismo; 2) formação de redes internacionais de cidades, como a Mercocidades e o seu papel no desenvolvimento de políticas públicas locais; 3) transferência e a difusão de políticas públicas com base nas experiências desenvolvidas pelas cidades da América do Sul.

“Os trabalhos devem ser formatados e submetidos de acordo com as normas de publicação da Revista do Legislativo Paranaense que constam na aba ‘diretrizes para autores’”, orientou a editora-chefe da Revista, Roberta Picussa. As regras da publicação podem ser conferidas no site http://revista.assembleia.pr.leg.br/.

Os interessados em submeter artigos para o dossiê precisam ter pesquisa ou conhecimento aprofundado dentro dos temas do dossiê. Podem ser alunos da pós-graduação (mestrandos e doutorandos), docentes de qualquer nível de ensino, formuladores de políticas públicas e gestores públicos que possam desenvolver e apresentar artigos dentro da temática do dossiê, observou o professor Alexsandro Pereira. Serão priorizados artigos com análises inéditas sobre a temática do dossiê e que não tenham sido publicados em outros periódicos ou como capítulos de livros.

Prazos - O prazo para submissão dos artigos já está aberto e encerra no dia 05 de abril de 2021. A partir daí entram em cena os organizadores do dossiê, que farão a primeira etapa de avaliação dos trabalhos até o dia 30 do mesmo mês. A segunda fase prevê a avaliação às cegas, para garantir a integridade e imparcialidade das avaliações, até o dia 24 de maio. As etapas seguintes, que podem ser conferidas no site da Revista, serão reservadas para revisão e reformulações, até a publicação do dossiê, programado para agosto de 2021.